Índices de Wall Street atingem novo pico com otimismo sobre comércio e cortes de juros
![]()
Por Kanchana Chakravarty e Nikhil Sharma
(Reuters) - Os principais índices de Wall Street subiam nesta sexta-feira, levando o índice de referência S&P 500 e o Nasdaq a recordes intradiários, conforme os investidores depositavam suas expectativas em cortes mais profundos nos juros pelo Federal Reserve e em acordos comerciais com parceiros dos Estados Unidos.
O S&P 500 e o Nasdaq Composite subiam cerca de 0,4%, superando seus picos anteriores atingidos em fevereiro e dezembro, respectivamente. O Nasdaq está a caminho de um novo mercado altista, tendo se recuperado mais de 20% ante a mínima de abril devido à turbulência tarifária.
As ações da Nvidia, a empresa mais valiosa do mundo, subiam 0,7%, atingindo máxima recorde, enquanto Amazon.com e Apple avançavam 1,8% e 0,9%, respectivamente.
Um relatório do Departamento de Comércio mostrou que os gastos dos consumidores dos EUA caíram inesperadamente em maio, uma vez que diminuiu o impulso da compra preventiva de bens, como veículos automotores, antes das tarifas, enquanto a inflação mensal aumentou moderadamente.
"Os números em geral, em termos de inflação, não são nada que possa mudar o curso do Fed neste momento, e ainda mostram que a inflação está praticamente na direção certa", disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities.
Com a manutenção do cessar-fogo no Oriente Médio, o foco dos investidores voltou-se para a perspectiva de um Fed mais "dovish", depois que o Wall Street Journal informou que o presidente dos EUA, Donald Trump, brincou com a ideia de anunciar o substituto do chair do Fed, Jerome Powell, em setembro ou outubro.
Uma série de dados econômicos nesta semana, incluindo uma leitura do PIB do primeiro trimestre mais fraca do que o esperado, bem como pedidos de auxílio-desemprego que atingiram níveis máximos em vários anos, apoiou o argumento de que o banco central deve cortar os custos de empréstimos este ano.
Operadores agora precificam uma chance de 18,6% de um corte nos juros em julho, em comparação com 14,5% na semana passada, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.
O Dow Jones Industrial Average subia 0,60%, para 43.648,89 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,42%, a 6.166,54 pontos, e o Nasdaq Composite tinha alta de 0,40%, para 20.247,54 pontos.
O índice de referência S&P 500 e o Nasdaq estão a caminho de seu melhor desempenho semanal em mais de um mês, enquanto o Dow deve registrar avanço semanal.
(Reportagem adicional de Stephen Culp)
0 comentário
Proposta aprovada moderniza regras para circulação de máquinas agrícolas no país
Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
Por 48 votos a 25, projeto da dosimetria de penas segue para sanção
Trump diz que próximo chair do Fed acreditará em juros bem mais baixos
Ações da China permanecem estáveis com setor de tecnologia em queda
França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron