Fenabrave corta previsão de licenciamentos de veículos em 2025
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - Os emplacamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus devem crescer 4,4% neste ano, para 2.751.665 unidades, conforme previsão da federação de concessionários Fenabrave, que revisou a estimativa anterior de aumento de 5%.
A mudança ocorreu principalmente pela piora na projeção para os licenciamentos de caminhões, que passou de incremento de 4,5% para queda de 7%, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira.
No primeiro semestre do ano, as vendas de caminhões novos caíram 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado, para 53.420 unidades. Em junho, os licenciamentos encolheram 5,8% ante maio e 13,3% ano a ano, para 8.374 unidades.
De acordo com o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, o resultado nas vendas de caminhões reflete principalmente efeitos da taxa de juros.
"Nós sabemos que (o setor) caminhões é muito vinculado ao PIB e ao crédito... então a taxa de juros, infelizmente, chegou muito forte no setor de caminhões", disse ele em entrevista coletiva.
Para automóveis e comerciais leves, a Fenabrave manteve a previsão de aumento de 5%, assim como para ônibus, que permaneceu em 6%. Para motocicletas, a estimativa também não mudou, com expansão de 10%.
(Por Paula Arend Laier)
0 comentário
Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC