Dólar segue exterior e cai ante o real enquanto mercado digere dados de atividade
![]()
Por Fabricio de Castro
SÃO PAULO, 15 Dez (Reuters) - O dólar segue em baixa ante o real nesta segunda-feira, acompanhando o recuo da moeda norte-americana ante a maior parte das demais divisas no exterior, com os investidores no Brasil digerindo dados de atividade econômica divulgados pelo Banco Central.
Às 9h45, o dólar à vista cedia 0,32%, aos R$5,3955 na venda.
Na B3, o contrato de dólar futuro para janeiro -- atualmente o mais líquido no Brasil -- caía 0,31%, aos R$5,4125.
O Banco Central informou que seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) cedeu 0,2% em outubro ante setembro, na série com ajustes sazonais. O resultado do indicador, considerado um sinalizador para o Produto Interno Bruto (PIB) foi pior que a projeção mediana dos economistas ouvidos pela Reuters, de alta de 0,10%.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 0,4%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um ganho de 2,5%, conforme a série sem ajustes sazonais.
O IBC-Br é mais um dos indicadores recentes que corroboram a percepção de que a economia brasileira está em desaceleração, um fator que vem sendo destacado por agentes que projetam corte da taxa básica Selic já na reunião de janeiro do BC.
Atualmente a Selic está em 15% ao ano, enquanto nos EUA a taxa de referência do Federal Reserve está na faixa de 3,50% a 3,75%.
Este diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos vem sendo apontado como um dos fatores para atração de investimentos ao país, segurando as cotações do dólar em patamares mais baixos.
Para o restante da semana, as atenções estarão voltadas para as divulgações da ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na terça-feira, e do Relatório de Política Monetária da autarquia, na quinta-feira -- neste caso, acompanhada de entrevista coletiva do presidente do BC, Gabriel Galípolo.
No exterior, um dos destaques era a queda firme do dólar ante o iene, com os agentes precificando uma elevação iminente de juros no Japão. O dólar também sustentava perdas ante o euro, a libra e divisas pares do real, como o peso mexicano e o peso chileno.
Às 9h45, o índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas fortes -- caía 0,17%, a 98,241.
Às 11h30, o Banco Central realiza leilão de 50.000 contratos de swap cambial para rolagem do vencimento de 2 de janeiro.
0 comentário
Ibovespa sobe na abertura com dado de atividade e Braskem sob holofotes
França tenta adiar votação de acordo comercial do Mercosul em meio a protestos de agricultores
Dólar segue exterior e cai ante o real enquanto mercado digere dados de atividade
IGP-10 sobe 0,04% em dezembro e termina ano com deflação acumulada, diz FGV
Minério de ferro cai com plano da China de regular exportações de aço
Comissão Europeia espera assinar acordo com Mercosul até final do ano, diz porta-voz