Dólar segue exterior e cai ante o real enquanto mercado digere dados de atividade

Publicado em 15/12/2025 09:10 e atualizado em 15/12/2025 10:05

Logotipo Reuters

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO, 15 Dez (Reuters) - O dólar segue em baixa ante o real nesta segunda-feira, acompanhando o recuo da moeda norte-americana ante a maior parte das demais divisas no exterior, com os investidores no Brasil digerindo dados de atividade econômica divulgados pelo Banco Central.

Às 9h45, o dólar à vista cedia 0,32%, aos R$5,3955 na venda.

Na B3, o contrato de dólar futuro para janeiro -- atualmente o mais líquido no Brasil -- caía 0,31%, aos R$5,4125.

O Banco Central informou que seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) cedeu 0,2% em outubro ante setembro, na série com ajustes sazonais. O resultado do indicador, considerado um sinalizador para o Produto Interno Bruto (PIB) foi pior que a projeção mediana dos economistas ouvidos pela Reuters, de alta de 0,10%.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 0,4%, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um ganho de 2,5%, conforme a série sem ajustes sazonais.

O IBC-Br é mais um dos indicadores recentes que corroboram a percepção de que a economia brasileira está em desaceleração, um fator que vem sendo destacado por agentes que projetam corte da taxa básica Selic já na reunião de janeiro do BC.

Atualmente a Selic está em 15% ao ano, enquanto nos EUA a taxa de referência do Federal Reserve está na faixa de 3,50% a 3,75%.

Este diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos vem sendo apontado como um dos fatores para atração de investimentos ao país, segurando as cotações do dólar em patamares mais baixos.

Para o restante da semana, as atenções estarão voltadas para as divulgações da ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na terça-feira, e do Relatório de Política Monetária da autarquia, na quinta-feira -- neste caso, acompanhada de entrevista coletiva do presidente do BC, Gabriel Galípolo.

No exterior, um dos destaques era a queda firme do dólar ante o iene, com os agentes precificando uma elevação iminente de juros no Japão. O dólar também sustentava perdas ante o euro, a libra e divisas pares do real, como o peso mexicano e o peso chileno.

Às 9h45, o índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas fortes -- caía 0,17%, a 98,241.

Às 11h30, o Banco Central realiza leilão de 50.000 contratos de swap cambial para rolagem do vencimento de 2 de janeiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário