UE tem que promover estratégia “Fabricado na Europa”, afirma chefe de indústria do bloco
![]()
2 Fev (Reuters) - A Europa precisa proteger suas próprias indústrias com uma estratégia “Fabricado na Europa”, afirmou o chefe da indústria da União Europeia, Stephane Sejourne, em um artigo publicado no domingo, coassinado por mais de 1.100 CEOs e outros líderes empresariais.
“Sem uma política industrial ambiciosa, eficaz e pragmática, a economia europeia está condenada a ser apenas um playground para seus concorrentes”, afirmou Sejourne no artigo publicado em jornais de toda a Europa.
“Devemos estabelecer, de uma vez por todas, uma preferência europeia genuína em nossos setores mais estratégicos”, afirmou o membro francês da Comissão Europeia.
O artigo foi coassinado por CEOs de uma ampla gama de indústrias, incluindo as siderúrgicas ArcelorMittal, ThyssenKrupp e Tata Steel; as farmacêuticas Novo Nordisk e Sanofi; as fabricantes de pneus Continental, Michelin e Pirelli; o grupo aéreo Air France KLM; e a concessionária francesa Engie.
Os fabricantes de automóveis não constavam da lista.
O artigo de opinião de Sejourne surge antes da proposta de implementação da Lei do Acelerador Industrial da Comissão, neste mês, que deverá estabelecer requisitos para dar prioridade aos produtos fabricados localmente.
A proposta é uma tentativa de impulsionar as indústrias europeias diante das importações mais baratas da China, mas dividiu os países da UE.
Governos como o da França defendem a ideia, mas outros, incluindo a Suécia e a República Tcheca, alertam que os requisitos de “compra local” podem dissuadir investimentos, aumentar os preços em licitações governamentais e prejudicar a competitividade da UE globalmente.
Sejourne disse que a melhor resposta da Europa “pode ser resumida em três palavras: ‘Fabricado na Europa’”.
(Reportagem de Bart Meijer, reportagem adicional de Foo Yun Chee e Julia Payne)
0 comentário
Altas recentes do dólar são reflexo de pontuais de proteção dos investidores, mas movimento de fraqueza continua
Ibovespa avança na abertura com apoio de Vale e Itaú, mas Petrobras pressiona
Alemanha é mais próxima dos EUA do que da China apesar das recentes tensões, diz ministro
Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI
UE tem que promover estratégia “Fabricado na Europa”, afirma chefe de indústria do bloco
Kremlin afirma que próximas negociações trilaterais sobre segurança na Ucrânia acontecerão em Abu Dhabi na quarta e na quinta