Governo divulga lista de produtos dos EUA que deverão ser retaliados

Publicado em 08/03/2010 10:27 e atualizado em 08/03/2010 11:18

A Camex (Câmara de Comércio Exterior) divulgou nesta segunda-feira a lista definitiva de produtos norte-americanos cuja importação deverá ser sobretaxada em retaliação aos subsídios pagos pelo governo dos Estados Unidos à produção local de algodão.

De acordo com o despacho publicado no "Diário Oficial" da União de hoje, as alíquotas de importação definidas incidirão sobre esses produtos por um ano. A medida entra em vigor em 30 dias - nesse período, o governo dos EUA poderá negociar com o brasileiro para evitar a retaliação.

A lista tem cerca de 100 itens entre frutas - como pêras, cerejas e ameixas - sucos, produtos de higiene e maquiagem, plástico, algodão preparado, equipamentos industriais, aparelhos de som, veículos, óculos e escovas de dente. Sobre todos esses produtos incidirão alíquotas de importação que variam de 12% a 100% do valor.

Em agosto do ano passado, a OMC autorizou o Brasil a aplicar sanções aos EUA até o limite de US$ 830 milhões --sendo até US$ 560 milhões em bens e produtos e o restante sobre serviços e propriedade intelectual.

Em novembro, o governo colocou em consulta pública uma lista com 222 produtos que poderiam ser retaliados e, no início de fevereiro, a Camex aprovou uma lista preliminar de produtos que poderiam sofrer retaliação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário