Empresários estão descobrindo Rondônia

Publicado em 11/03/2010 11:21
“Aquela imagem do extrativismo vegetal, da exploração da borracha, da cassiterita e do ouro, da agricultura muito rudimentar, tudo isso ficou para trás. Hoje, Rondônia é um estado moderno, de grandes oportunidades”. Este foi o principal recado dado pelo deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) a empresários paulistas, nessa terça-feira (9), durante a abertura da Semana de Rondônia, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele falou sobre o tema “Cadeias Produtivas e Matrizes Energéticas”.

Moreira destacou a importância da agricultura rondoniense no contexto nacional, e citou como exemplos a produção recorde de milho, soja, arroz e café. Ele ressaltou ainda os avanços conseguidos na área da pecuária de gado de corte e leiteiro e as vantagens do “boi verde”, um tipo que é alimentado somente com pastagem e, por isso, não causa impactos ecológicos significativos.

Ele disse também que a localização estratégica de Rondônia - como portal de acesso aos mercados de países limítrofes com o Brasil e saída para o Oceano Pacífico - é um fator extremamente importante para a economia do país e da região Norte. Segundo ele, essa facilidade para o escoamento da produção tem propiciado um aumento expressivo no número de novos empreendimentos no estado nos últimos anos.

Matrizes energéticas

A disponibilidade de energia elétrica limpa nos próximos anos foi outro fator apontado por Moreira Mendes como um ponto positivo a mais em favor do estado de Rondônia. “Teremos energia abundante a partir da conclusão das usinas”, disse ele, referindo-se às hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau. Além disso, ele disse ainda ter esperança na construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. E afirmou, também, que o estado será beneficiado com a qualificação da mão-de-obra, necessária no processo de construção das usinas.

“Os empresários estão descobrindo Rondônia”, comemora o deputado, acrescentando que sua missão na Semana de Rondônia foi mostrar aos empresários paulistas que o estado é hoje a nova fronteira do progresso no país. “O que precisamos agora é fazer o que a Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia) está fazendo em São Paulo, que é mostrar que Rondônia é um estado de oportunidades, um estado que vai ter toda uma infraestrutura para receber esse capital”, conclui.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Nortão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário