Empresários estão descobrindo Rondônia

Publicado em 11/03/2010 11:21 574 exibições
“Aquela imagem do extrativismo vegetal, da exploração da borracha, da cassiterita e do ouro, da agricultura muito rudimentar, tudo isso ficou para trás. Hoje, Rondônia é um estado moderno, de grandes oportunidades”. Este foi o principal recado dado pelo deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) a empresários paulistas, nessa terça-feira (9), durante a abertura da Semana de Rondônia, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele falou sobre o tema “Cadeias Produtivas e Matrizes Energéticas”.

Moreira destacou a importância da agricultura rondoniense no contexto nacional, e citou como exemplos a produção recorde de milho, soja, arroz e café. Ele ressaltou ainda os avanços conseguidos na área da pecuária de gado de corte e leiteiro e as vantagens do “boi verde”, um tipo que é alimentado somente com pastagem e, por isso, não causa impactos ecológicos significativos.

Ele disse também que a localização estratégica de Rondônia - como portal de acesso aos mercados de países limítrofes com o Brasil e saída para o Oceano Pacífico - é um fator extremamente importante para a economia do país e da região Norte. Segundo ele, essa facilidade para o escoamento da produção tem propiciado um aumento expressivo no número de novos empreendimentos no estado nos últimos anos.

Matrizes energéticas

A disponibilidade de energia elétrica limpa nos próximos anos foi outro fator apontado por Moreira Mendes como um ponto positivo a mais em favor do estado de Rondônia. “Teremos energia abundante a partir da conclusão das usinas”, disse ele, referindo-se às hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau. Além disso, ele disse ainda ter esperança na construção do gasoduto Urucu-Porto Velho. E afirmou, também, que o estado será beneficiado com a qualificação da mão-de-obra, necessária no processo de construção das usinas.

“Os empresários estão descobrindo Rondônia”, comemora o deputado, acrescentando que sua missão na Semana de Rondônia foi mostrar aos empresários paulistas que o estado é hoje a nova fronteira do progresso no país. “O que precisamos agora é fazer o que a Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia) está fazendo em São Paulo, que é mostrar que Rondônia é um estado de oportunidades, um estado que vai ter toda uma infraestrutura para receber esse capital”, conclui.
Fonte:
O Nortão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário