Banco de Portugal quer reforçar medidas de austeridade

Publicado em 06/05/2010 17:41

O presidente do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, pediu, nesta quinta-feira, ao governo socialista o reforço do programa de austeridade em meio a tensões nos mercados que temem um contágio da crise grega. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

"Portugal deve considerar o reforço de seu programa, já que a situação evoluiu e não podemos ignorar esses sinais", declarou Constâncio durante uma cerimônia do conselho dos governadores do BCE (Banco Central Europeu) em Lisboa.

Na semana passada, a agência de rating Standard&Poor's havia degradado a nota da dívida a longo prazo de Portugal, enfatizando similaridades com a crise grega.

"Seria desejável que fossem antecipadas as medidas previstas para os próximos anos e que elas fossem concentradas agora, nesta fase de tensão nos mercados", estimou Constâncio que deve, no próximo mês, assumir a vice-presidência do BCE.

"Seria útil se a redução do deficit fiscal fosse um pouco maior do que o previsto esse ano", disse ainda.

O governo português previu reduzir, em 2010, o deficit de 9,4% do PIB (Produto Interno Bruto) para 8,3%, pretendendo baixá-lo ainda mais até 2013 para a casa dos 3%, através de um crescente reforço nas medidas de austeridade.

Questionado sobre o programa de grandes obras previsto pelo governo e contestado pela oposição de direita, Constâncio estimou que seria "normal" adiar esses investimentos. "É evidente que, na atual situação de tensão e dificuldade financeira, tudo deve ser reconsiderado", declarou.

Até o momento, o primeiro-ministro José Sócrates, minoria no parlamento, se fez de surdo às reclamações sobre os projetos do TGV Lisboa-Madri e do novo aeroporto na capital portuguesa, considerados "essenciais à modernização do país e à competitividade das empresas".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
France Presse

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário