Mercosul reiterou sua vontade de avançar negociações com a UE
O Mercosul reiterou sua vontade de avançar com as negociações com a União Européia para alcançar um acordo de livre comércio equilibrado.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Um comunicado da representação argentina informou que as exportações do bloco sul-americano à União atingiram uma média de 55 bilhões de dólares nos anos de 2006 a 2008, o que implica em 20% dos envios totais ao mundo. Ao mesmo tempo, disse que os países da União Européia são os primeiros investidores diretos na região.
O texto também informa que o Mercosul recebe com satisfação a decisão da Comissão Européia a favor de um restabelecimento formal das negociações, a fim de fortalecer as correntes comerciais e abrir novas oportunidades para os setores produtivos.
Mesmo assim, o Mercosul sustentou que o acordo de associação deve ser ambicioso e equilibrado, abordando as desigualdades de desenvolvimento entre as duas regiões.
Especificamente, o futuro acordo de associação deverá abordar as demandas de acesso de produtores de interesse do Mercosul, em especial os bens agrícolas e processados.
0 comentário
S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar cai ante real com notícia de pacote do governo para segurar gastos
Ibovespa sobe e retoma 131 mil pontos com política fiscal no radar
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo