Argentina adota medida antidumping para China, Taiwan e Indonésia

Publicado em 18/05/2010 16:27

A Argentina anunciou nesta terça-feira medidas antidumping sobre as importações de fios de poliéster da China, Indonésia e Taiwan, em uma nova medida comercial do país envolvendo o gigante asiático, de acordo com o jornal oficial do governo.

A medida foi definida após a constatação de danos à indústria local devido às importações desses produtos, e por isso foi determinado o pagamento de taxas adicionais de 14,2% para a China, 6,1% para Taiwan e 7,5% para a Indonésia para a entrada dos produtos no mercado local, segundo o Boletín Oficial.

As autoridades argentinas vêm implementando regras semelhantes nos últimos meses a vários produtos, especialmente os originários da China, para atenuar o impacto da crise global na indústria local.

As medidas levaram Buenos Aires e Pequim a uma disputa comercial que está afetando as vendas de óleo de soja do país sul-americano.

Em abril a China recomendou a importadores de óleo de soja que não comprassem o produto da Argentina, maior exportador do mundo, dizendo que ele não atendia aos padrões de qualidade exigidos pelo gigante asiático.

Desde então os países negociam para encontrar uma solução para o problema, mas a China quer que a Argentina não limite a entrada de seus produtos industriais como ocorreu nos últimos meses.

O Ministério da Indústria disse que a produção nacional de fios de poliéster texturizados emprega 700 pessoas na Argentina, "que estariam em risco de perder seu emprego caso a medida não fosse empregada".

A investigação também concluiu que os preços dos produtos importados destes três países estavam abaixo do preço médio da produção nacional e também estavam até 25% abaixo do custo de produção local.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário