Sem soluções

Publicado em 09/06/2010 12:13

A crise econômica na Europa e o real valorizado tiraram do comércio exterior o papel de alavancar o crescimento do Brasil, mas não há nada que possa ser feito pelo governo no curto prazo, afirmou nesta terça-feira o representante de uma associação do setor.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país cresceu 9% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

As exportações de bens e serviços tiveram expansão de 14,5%, mas foram ofuscadas pelo aumento recorde de 39,5% das importações.

"A margem de manobra do governo hoje é praticamente nula. O que nós precisamos é fazer reformas de base. Precisamos de reforma tributária, custo financeiro menor, infra-estrutura. Hoje ela é insuficiente, deficiente e onerosa", afirmou José Augusto de Castro, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

"A taxa de câmbio não é causa dos problemas, é um efeito. Somos a favor da manutenção do câmbio flutuante. Não tem como mexer na taxa de câmbio hoje. Mas claramente ela está sendo hoje um fator importante de estímulo às importações."

Nesta sessão, o dólar era cotado a 1,868 real. A moeda tem alta de quase 7 por cento no ano por causa da preocupação com a crise europeia, mas ainda está bastante abaixo dos níveis atingidos há pouco mais de um ano, quando ainda superava 2 reais.

No ano passado, o governo tomou medidas para tentar frear a valorização do real, como a taxação do capital estrangeiro em ações e renda fixa e a permissão a compra de dólares pelo Fundo Soberano, controlado pelo Tesouro.

Castro ainda vê com preocupação o perfil das exportações do Brasil, concentrado em produtos básicos, e não em manufaturados, com maior valor agregado e menos suscetíveis à volatilidade do mercado financeiro.

"A balança comercial, desde abril, está sendo sustentada por petróleo, minério e soja. Enquanto os preços estiverem no patamar atual, a balança vai bem."

As principais economias do mundo têm tido dificuldade para engrenar uma retomada firme do crescimento econômico, principalmente na Europa, o que diminui a demanda por produtos vindos do Brasil e de outras regiões.

No ano, o superávit comercial acumula 6,8 bilhões de dólares, valor inferior aos 10,512 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário