Brasil e Argentina intensificam cooperação na área agrícola

Publicado em 06/07/2010 14:58
Ministro da agricultura argentino visita a Embrapa e afirma que um dos focos será na área de biotecnologia vegetal e animal

Em visita realizada nesta segunda-feira (05/07) pela manhã à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, o ministro da agricultura, pecuária e pesca da Argentina, Julián Dominguez, afirmou que uma das prioridades de sua gestão é estreitar a aliança com o Brasil na área agrícola. Ele veio acompanhado do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes; do presidente do INTA - Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, Carlos Casamiquella, e de uma comitiva composta por representantes da Embaixada da Argentina no Brasil, parlamentares e ministros de várias províncias daquele país.

A visita da delegação argentina teve como objetivo principal definir as prioridades para a cooperação técnica e científica entre os dois países e resultou na assinatura de um Memorando de Entendimento Brasil-Argentina entre os presidentes da Embrapa e do INTA, que é uma instituição similar à Embrapa naquele país.

A parceria entre a Embrapa e o Instituto já existe há décadas, mas com a assinatura do Memorando, serão enfatizadas novas áreas de pesquisa, que vêm ganhando muita importância no cenário científico atual, como a biotecnologia, agroenergia, entre outras.

Segundo o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, é muito importante que o fortalecimento da cooperação entre o Brasil e a Argentina na área agrícola esteja centrado nos novos desafios para a agricultura mundial, entre os quais se destacam: aumento sustentável da produção agrícola; uso sustentável de áreas degradadas; desenvolvimento de variedades resistentes a doenças e à seca; energias alternativas e mudanças climáticas, entre outras.

Como ações conjuntas entre os dois países, Arraes enfatizou a necessidade de fortalecer o intercâmbio entre instituições brasileiras e argentinas. Uma das sugestões apresentadas pelo diretor-presidente da Embrapa foi a realização de concursos conjuntos com chamadas especiais para o Mercosul.

A cooperação internacional é, sem dúvida, uma das prioridades da Embrapa. Prova disso é que hoje a Empresa mantém cooperação técnica com 89 instituições de 56 países, sendo 78 acordos bilaterais e 20 multilaterais. Além disso, possui laboratórios virtuais (Labex) na Europa, Estados Unidos e Ásia e escritórios para transferência de tecnologia na África e nas Américas (Panamá e Venezuela).

Ministro conhece pesquisas de biotecnologia

Durante a visita, o ministro conheceu as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nos laboratórios de biotecnologia da Embrapa, já que esse será um dos pontos fortes da cooperação técnica entre Brasil e Argentina.

Entre as pesquisas que despertaram o interesse de Dominguez destaca-se a produção de plantas geneticamente modificadas (GM) com características de interesse agronômico, como resistência a doenças e estresses climáticos, como a seca, por exemplo.

Essas pesquisas estão bem evoluídas na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e já resultaram na primeira variedade de soja transgênica liberada para cultivo comercial no Brasil em 2009. A soja Cultivance, desenvolvida em parceria com a empresa alemã BASF, é tolerante a herbicidas da classe das imidazolinonas e será comercializada em mais de 20 países.

Há muitas outras pesquisas em desenvolvimento com culturas agrícolas de relevância mundial, como por exemplo: feijão resistente ao vírus do mosaico dourado; café com resistência à broca; algodão resistente ao bicudo do algodoeiro e cana-de-açúcar resistente à broca gigante.

O ministro argentino conheceu ainda equipamentos utilizados na geração de resultados de ponta na área de biotecnologia, como: microscópios de força atômica e espectrômetros de massa, que são aparelhos hipersensíveis usados para a detecção das proteínas. Para se ter uma idéia do grau de modernidade e de eficiência desses aparelhos, eles trabalham na escala de uma parte por bilhão, ou seja, se fizermos uma comparação com uma balança na qual fossem colocadas um bilhão de pessoas, o espectrômetro de massa seria capaz de detectar a ausência de apenas uma delas. As informações são de assessoria de imprensa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário