Prazo para declarar ITR é reduzido

Publicado em 05/08/2010 11:26 e atualizado em 05/08/2010 14:29
O Sindicato Rural de Guarapuava informa que a Receita Federal reduziu o prazo de entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2010. Através da Instrução Normativa 1058, de 26 de julho de 2010, o período de declaração será de 1º a 30 de setembro.

A declaração do ITR deve ser apresentada pela Internet. No Sindicato Rural de Guarapuava e Extensões de Base Candói e Cantagalo os colaboradores foram treinados pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) para prestar o serviço aos produtores rurais. No ano passado, a entidade preencheu e entregou 662 declarações de ITR.

“Este ano, serão apenas 21 dias úteis para declarar. Por isso, o produtor rural deve ficar atento para não perder o prazo e ficar sujeito à multa”, alerta o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho. Além da multa, quem não declara o imposto fica impedido de obter a Certidão Negativa de Débitos, documento indispensável para registro de compra ou venda de propriedade rural e para obtenção de financiamento agrícola.

Antes o prazo começava em agosto e se estendia até o final de setembro. “Isso ocorreu durante oito anos. A FAEP já se mobilizou visando a alteração do prazo. O ideal é que volte a ser como antes”, observa Luiz Antonio Finco, assistente do Departamento Técnico Sindical da FAEP.

A redução do período para declarar o imposto esbarra no prazo de outra declaração que deve ser feita ao IBAMA até o mês de setembro, o Ato Declaratório Ambiental (ADA), que visa a isenção do ITR. O ADA é obrigatório quando for lançada na declaração do ITR 2010, áreas de preservação permanente (mata ciliar), reserva legal averbada ou outras áreas de preservação ambiental.

Quem não declara o ADA fica sujeito a perder a isenção do ITR sobre essas áreas, que são enquadradas como aproveitáveis, mas não utilizadas, provocando um aumento do imposto.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sindicato Rural de Guarapuava

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário