Agência prevê aumento da demanda de petróleo em 2010

Publicado em 10/09/2010 09:51
A AIE (Agência Internacional de Energia) revisou para cima as previsões de demanda mundial de petróleo para o ano de 2010, mas deixou inalterada a projeção de 2011, destacando as dúvidas sobre a recuperação econômica.

No relatório mensal, a agência, que representa os intereses dos países ricos, afirma que este ano serão consumidos na média 86,6 milhões de barris diários (mbd), 1,9 mbd a mais que em 2009 (2,2%).

Para o próximo ano, a previsão é de um consumo de 87,9 mbd, ou seja, 1,3 mbd a mais que em 2010 ( alta de 1,5%).

OPEP

Em agosto, a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) revisou para cima a sua previsão de demanda de petróleo em 2010 (aumento de 1 milhão de barris diários, para 85,5 mbd), apesar das expectativas moderadas para o final do ano.

"Graças à demanda estável de petróleo nos Estados Unidos, a demanda mundial de óleo cru foi revisada para cima em 0,1 mbd para chegar a um crescimento de 1,05 mbd" em 2010, explicou a Opep.

Desta forma, a demanda total para este ano se situará em 85,5 mbd, ante 84,46 mbd no ano passado.

"A demanda de petróleo na OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos) no segundo trimestre cresceu pela primeira vez desde 2007", também devido ao desempenho da economia americana, acrescentou o cartel.

Para o final de 2010, os países exportadores de petróleo esperam uma desaceleração do crescimento, já que "os países abandonam de forma progressiva seus planos de ajuda" para reativar a economia.

"O crescimento da demanda do óleo cru virá dos países de fora da OCDE, principalmente China, Índia, Oriente Médio e América Latina", afirmou a Opep.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
France Presse

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário