União Europeia e Mercosul fixam calendário para acelerar negociação comercia

Publicado em 15/10/2010 10:57
A UE (União Europeia) e o Mercosul deram impulso a suas negociações para um acordo de livre comércio ao fixar um calendário de trabalho durante um encontro, em Bruxelas, que terminou nesta sexta-feira num clima construtivo, segundo fontes diplomáticas.

A segunda rodada de negociações, realizada esta semana, foi boa e produtiva em quase todos os temas, segundo as fontes.

Durante toda a semana foram realizados trabalhos preliminares em todos os capítulos da negociação, incluindo o acesso aos mercados.

As duas delegações concordaram em manter a próxima rodada entre o final de novembro e o início de dezembro em Brasília, e depois um novo encontro no início de 2011 em Bruxelas para começar a fazer o intercâmbio de "ofertas comerciais", acrescentaram.

No total, a Comissão Europeia, que negocia em nome dos 27 países da UE, e o Mercosul concordaram e realizar quatro novas rodadas até meados de 2011, segundo um breve comunicado do Mercosul.

O objetivo é avançar com rapidez para uma conclusão do Acordo de Associação,q ue incluirá um Tratado de Livre Comércio.

As negociações entre a UE e o Mercosul foram retomadas em maio passado depois de uma interrupção de seis anos, apesar da oposição de vários países europeus, liderados pela França, que temem que um tratado com essa região ameace seus interesses agrícolas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
France Presse

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário