Presidente do BC dos EUA vê espaço para mais estímulos à economia

Publicado em 15/10/2010 11:04
O presidente do Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA), Ben Bernanke, disse nesta sexta-feira que o desemprego elevado e a inflação baixa indicam uma necessidade de afrouxar mais a política monetária norte-americana, mas acrescentou que as autoridades ainda estão ponderando o quão agressivas as medidas deveriam ser.

"Parece... haver espaço para mais ação", disse Bernanke em comentários preparados para uma conferência organizada pelo Federal Reserve de Boston.

O CPI (índice de preços ao consumidor, na sigla em inglês) desacelerou para inflação de 0,1% em setembro nos Estados Unidos. Em agosto, o índice tinha ficado em 0,3%. Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada é de 1,1%, com ajuste sazonal, segundo informações divulgadas hoje pela agência de estatísticas do governo norte-americano.

Ontem, o Departamento de Trabalho dos EUA anunciou 462 mil pedidos de auxílio-desemprego na semana terminada em 9 de outubro, o que representa um crescimento de 13 mil solicitações em relação ao número imediatamente anterior de 449 mil (dado revisado).

O aumento surpreendeu o mercado que estimava uma cifra em torno de 446 mil.

A média de quatro semanas atingiu 459 mil, uma alta de 2.250 pedidos sobre a média quadrissemanal anterior.

A demanda pelo auxílio-desemprego é um indicador sobre as condições do mercado de trabalho americano bastante influente entre economistas. O ritmo lento de contratações é visto como um maiores pontos fracos na retomada do crescimento econômico.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário