Expectativa por medidas do Fed derruba mercados na Ásia

Publicado em 18/10/2010 09:40
251 exibições
O dólar reagiu nesta segunda-feira, se afastando mais do menor nível em 10 meses e os mercados acionários da Ásia recuaram ante o maior patamar em dois anos diante das expectativas sobre os detalhes das medidas que o Fed poderá adotar para incentivar a economia dos Estados Unidos.

Na sexta-feira, o presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) Ben Bernanke, consolidou as expectativas de que a autoridade monetária considera mais estímulos à economia para evitar deflação.

Com isso, a perspectiva do Fed injetar bilhões de dólares na economia norte-americana criou grandes fluxos de capital para mercados emergentes que possuem rendimentos maiores. O movimento fez alguns países adotarem medidas para controlar a entrada de moeda, evitando desestabilização em suas economias. O Fed vai se reunir em 2 e 3 de novembro.

O aumento da tensão cambial no mundo, que tem colocado o mundo em desenvolvimento contra as nações mais adiantadas, será o foco de uma reunião de líderes financeiros do G20, que começa na Coreia do Sul na sexta-feira (22).

O índice MSCI, que reúne Bolsas de Valores da Ásia, exceto Japão, recuava 1,3%, para 459,91 pontos às 8h10 (horário de Brasília), depois de acumular ganhos desde agosto.

"Expectativas sobre um novo programa de 'quantitative easing' estão totalmente precificadas para novembro e dezembro. A pergunta que continua é qual a extensão desse programa", afirma Sue Trinh, estrategista sênior de moeda no Royal Bank of Canada.

A Bolsa de Tóquio encerrou praticamente estável, com oscilação negativa de 0,02%, a 9.498 pontos, pressionada pelo iene, que ficou próximo do maior nível em 15 anos contra o dólar.

Investidores ainda aguardam a temporada de resultados de empresas dos Estados Unidos esta semana. Nesta segunda-feira, entre as companhias previstas estão Citigroup, IBM e Apple.

A Bolsa de Xangai recuou 0,54%. Seul teve desvalorização de 1,41% e Hong Kong apurou perda de 1,21%. O mercado em Taiwan caiu 1,76%, Cingapura registrou perda de 0,72% e Sydney teve baixa de 0,79%.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário