China registra desaceleração do crescimento econômico

Publicado em 21/10/2010 08:59 e atualizado em 21/10/2010 09:56
A China anunciou nesta quinta-feira (21) uma desaceleração do seu crescimento econômico no terceiro trimestre do ano.

Os dados oficiais mostram um crescimento de 9,6% no terceiro trimestre em relação ao terceiro trimestre do ano passado, contra 10% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2009.

Este ritmo de crescimento ainda é maior do que o de qualquer outra grande economia do mundo, mas os analistas temem que uma desaceleração possa reduzir a contribuição da economia chinesa para a recuperação global.

O governo chinês tomou recentemente medidas para conter um boom de crédito para tentar garantir um crescimento em níveis mais sustentáveis.

A desaceleração deve reduzir a demanda chinesa por petróleo, minério de ferro, maquinário para indústria e outros produtos importados.

INFLAÇÃO

Os dados oficiais também mostram que os preços ao consumidor aumentaram no maior nível em quase dois anos em setembro.

A inflação atingiu 3,6% nos últimos 12 meses, o maior aumento desde outubro de 2008, com os preços de alimentos -- item no qual os chineses mais pobres gastam a maior parte de suas rendas -- aumentando mais de 6%.

Segundo o correspondente da BBC em Pequim Chris Hogg, o governo surpreendeu os mercados ao elevar as taxas de juros no início da semana pela primeira vez desde 2007, numa tentativa de conter as pressões inflacionárias.

Ele acrescenta que os especialistas dizem que as colheitas deste ano devem ser boas, o que poderia ajudar a conter as pressões sobre os preços dos alimentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BBC Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário