Faturamento do agronegócio de Minas cresce 8,8%

Publicado em 27/10/2010 14:03
Agricultura é o destaque com a produção de café, laranja e carvão vegetal
O valor do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio de Minas Gerais deverá fechar o ano de 2010 em R$ 94,7 bilhões. O faturamento representa um crescimento de 8,8% em relação ao ano passado, segundo relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), contratado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg).
 
Segundo o estudo, o PIB do agronegócio de Minas – que mede todas as riquezas geradas pelo setor – irá representar neste ano 12,3% do agronegócio brasileiro. Em 2003, a participação do Estado era de 9,3%.  O estudo do PIB leva em consideração toda a cadeia produtiva do agronegócio: atividades básicas, agroindústria e os setores de insumo e distribuição. A estimativa para 2010 foi feita com base nos valores obtidos nos sete primeiros meses do ano e comparados com o mesmo período do ano passado.
 
Na produção básica – “dentro da porteira” –, as atividades agrícolas se destacaram. Com a alta do faturamento do café (29%), laranja (76%) e carvão vegetal (59%). Na área animal, os maiores crescimentos foram na pecuária leiteira e na suinocultura, ambos com aproximadamente 20%.
 
Na indústria de base vegetal, os maiores faturamentos foram registrados com as usinas de açúcar e álcool, além da indústria de celulose. Na indústria de base animal, os produtos lácteos e as indústrias de carne de boi e suína foram os que registraram as maiores elevações.
 
Perspectivas para a pecuária
 
Para o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, João Ricardo Albanez, até o final do ano, o faturamento da pecuária bovina de corte deve aumentar. “Os preços do boi vivo aumentaram nas últimas semanas e provavelmente o valor do PIB irá crescer ainda mais até o final do ano”, comenta o superintendente.
 
A pecuária de corte “dentro da porteira”, é responsável por 35% do faturamento das atividades básicas de base animal. A agroindústria de carne bovina também tem grande peso no agronegócio mineiro. Ela representa 22,4% do faturamento do grupo das agroindústrias de base animal de Minas Gerais.
 
 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Secr. de Agr. de MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário