Na Europa, principal expectativa é fechar acordo UE-Mercosul em 2011

Publicado em 01/11/2010 09:10
Negociadores trabalham com a hipótese de concluir maior acordo de livre comércio do mundo Genebra, Suíça, 1 de Novembro de 2010 - A União Europeia (UE) espera, com a nova presidente no Brasil, continuidade tranquila de uma relação bilateral que "ganhou impulso em ritmo muito rápido" com o estabelecimento da parceria estratégica em 2007. A UE é o maior investidor estrangeiro no Brasil e o maior parceiro comercial do país, mas sua importância relativa vem diminuindo com o forte crescimento dos negócios entre o Brasil e a China.

O presidente da Comissão Europeia, José Durão Barroso, mostrou-se "admirado" com "o caminho notável do Brasil", ao receber em junho a então candidata do PT, Dilma Roussef, em Bruxelas. "A União Europeia faz grande aposta no Brasil não só como país do futuro, mas do presente e estamos desenvolvimento uma relação estratégica muito importante", afirmou.

O tema mais candente na agenda bilateral no próximo ano é a negociação UE-Mercosul. Negociadores trabalham com a hipótese de concluir até meados de 2011 o maior acordo de livre comércio do mundo, com 700 milhões de consumidores. Mas agora é esperar o que o novo presidente vai querer.

Em todo caso, o primeiro conflito que o Brasil poderá abrir na Organização Mundial do Comércio (OMC), no novo governo, poderá alvejar justamente barreiras da UE na entrada de carne de frango. A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou levar a queixa a OMC, e os produtores aguardam até o começo de 2011 para ter uma ideia mais concreta do impacto sobre seus negócios, provocada pela barreira europeia.

Do ponto de vista europeu não havia grandes diferenças entre Dilma Roussef e José Serra na macroeconomia. Os dois se comprometeram a manter uma política ortodoxa e previsível.
A única verdadeira curiosidade dos europeus é qual será o rumo da política externa brasileira, admitem fontes em Bruxelas. Os europeus em geral aplaudem o novo protagonismo global do Brasil. Consideram que é sempre bom ter um novo parceiro democrático e economicamente pujante na cena internacional para poder compartilhar a gestão do sistema internacional e do multilateralismo.

A questão, como nota o professor Alfredo Valladão, do Instituto de Estudos Políticos de Paris e presidente do conselho da Associação UE-Brasil, é saber se a política externa brasileira vai evoluir para uma maior tomada de responsabilidade ou se vai, ao contrário, adotar atitudes como as da China que só defende o multilateralismo quando convém diretamente aos seus interesses - o famoso "multilateralismo lucrativo".

Depois da iniciativa turco-brasileira com o Irã, os europeus estão curiosos em saber de que lado vai cair o Brasil: para o lado das alianças com governos autoritários que procuram uma confrontação com o mundo ocidental ou para o lado da defesa de um sistema internacional que promove a democracia, os direitos humanos e as liberdades individuais. "Ficar em cima do muro para tentar só ser um mediador neutro é um luxo que um país com o peso político e econômico do Brasil não poderá mais se permitir", diz ele.

Para o Brasil, o debate sobre não proliferação tem que andar de mãos dadas com desarmamento, um tema que o opõe aos europeus, que têm na França e Reino Unido arsenais nucleares.
Por outro lado, os europeus são bem menos diretos dos que os EUA nas pressões para o Brasil agir na situação interna na Venezuela, Bolívia ou mesmo Cuba, usando seu peso como líder regional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário