MS: Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja vai fomentar atividade agrícola do Estado

Publicado em 17/12/2010 11:51 e atualizado em 27/02/2020 08:43

O Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), criado pelo governo do Estado, vai fomentar a atividade agrícola em Mato Grosso do Sul. A lei 3 984 assinada ontem (16) pelo governador André Puccinelli, durante o lançamento das medidas de apoio à pecuária sul-matogrossense, foi publicada hoje (17) no Diário Oficial do Estado.

O fundo está vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e será mantido pela redistribuição de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) e contribuição das operações de milho e soja em todo o Estado.

O Fundems terá aporte, no primeiro ano, de aproximadamente R$ 3 milhões, que serão investidos para melhoria no processo de produção, armazenamento, comércio e transporte dos grãos, além de propiciar a execução de ações para prevenção e erradicação de doenças que afetam as duas culturas. Os recursos também serão utilizados para o financiamento de projetos e programas de pesquisa que viabilizem a sustentabilidade das atividades agrícolas para diminuir ou evitar danos ao meio ambiente, à saúde humana e de animais, além do desenvolvimento da economia local.

A contribuição para o fundo acrescerá 0,70%, por tonelada de grão, nas operações com milho e 1,4% nas operações com soja ao valor recolhido atualmente aos cofres públicos. O imposto sobre o milho passa de 17,10% para 17,80%, sendo 1,40% creditados para o Fundems e 16,40% para o Fundersul. Nas operações com soja o percentual passa de 34,2% para 35,6%, sendo que 2,8% vai para o Fundems e 32,8% para o Fundersul.

O fundo será administrado por um comitê gestor formado por representantes da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Prosoja), da Federação da Agricultura (Famasul), do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado (OCB/MS), Secretaria de Fazenda (Sefaz) e Seprotur. A criação do Fundems foi amplamente discutida com as entidades representativas do setor agrícola.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Pantanal News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário