Ex-ministro diz que Código Florestal prejudica a melhor agricultura do mundo

Publicado em 02/02/2011 07:33 e atualizado em 02/02/2011 11:03
Alysson Paolinelli participou nesta terça, dia 1, de um debate no programa Mercado, Arte e Cia
A bancada do agronegócio quer votar o quanto antes as mudanças do Código Florestal. Este foi o tema do debate desta terça, dia 1º, do programa Mercado, Arte e Cia. O programa contou com a participação do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli e do ambientalista Mário César Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica.

Paolinelli é a favor das mudanças no Código Florestal propostas pelo deputado Aldo Rebelo, e disse que o Brasil vem fazendo uma legislação altamente burra em cima do seu sistema produtivo. De acordo com ele, o que se pretendeu foi inibir a melhor agricultura do mundo.

– Ela [a legislação atual] não tem base científica, ela não tem nenhum sentido econômico e social. Ela foi uma forma de acusar um terceiro pelos males que estão ocorrendo no Brasil – afirmou Paolinelli.

O ex-ministro defendeu que o Brasil tem hoje capacidade de desenvolver cientificamente os programas do qual precisa na área ambiental, transmitindo-os aos seus produtores.

– O Brasil que não tinha alimentos na década de 1970, o Brasil que se preparou para formar e ter uma agricultura mundial, uma agricultura tropical. É a melhor do mundo. Depois que o país  montou isso, viraram contra o setor produtivo brasileiro como se ele fosse causador de todos os males e, sem nenhum debate, sem nenhuma razão científica, começaram a legiferar  – completou Paolinelli.

Já Mantovani afirmou que é a favor de mudanças no Código Florestal , mas não da maneira que está sendo proposta pelo deputado Aldo Rebelo. Ele acusa o parlamentar de servir aos interesses de alguns grupos, assim como da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

– Isto virou uma guerra, que acabou envolvendo todo mundo e foi mau para todos nós, porque no fim não estamos fazendo nenhum avanço que era necessário, urgente para a agricultura brasileira, que é talvez a melhor agricultura do planeta e que está amarrada hoje neste emaranhado de legislações – disse Mário Mantovani.

Ele entende que é impossível separar agricultura de meio ambiente, já que a agricultura depende do ambiente.

– O que é necessário fazer é o Brasil agregar valor na sua agricultura. Não se pode mais fazer aquela agricultura do passado – defendeu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Almir José Rebelo de Oliveira Tupanciretã - RS

    Como eu tenho ido a Brasília quando tem votação que nos interessa como foi o caso dos Transgênicos e na Comissão do Código Florestal, NÃO gostei da petulância de ao mesmo tempo, espirito de VÍTIMA do seu Mantovani representante da SOS mata atlântica. O sujeito teve o peito de dizer que a CNA compra Deputados. Que o time dele é minoria e não tem dinheiro. Mas que tal! Por que quase morrem de pavor quando falamos em CPI das ONGs? Eles estão a serviço dos Países que não querem ver nossa agricultura a mil como bem disse o Ministro Paulinelli, pena que o MInistro Paulinelli não sabe que o golpe deles é mentir para a grande mídia desinformada, e jogar a imagem dos Deputados que votam contra "eles", contra a opinião pública. Ou ainda enganar setores do Ministério Público e nos ameaçar: Vamos entrar com uma representação contra você! Numa verdadeira petulância porque infelizmente tem esse setor que não nos ouve e acredita "neles". A saída para tudo isso NÃO tenho dúvidas: É mobilização, ir a Brasilia e defender nossos interesses que são os mesmos de quem trabalha e sustenta o País. É bafo na nuca dos Deputados, de forma organizada e ordeira! Vejam! "Eles" já foram capaz de anunciar que tinha bomba num prédio que estavamos reunidos, para evitar que esclarecessemos os Deputados. O Seu Mantovani vir falar em golpe, dizer que somos os mesmos da lei de Biodiversidade, acredito que esteja querendo dizer lei da Biossegurança, será que ele anida não entendeu que a lei de biossegurança já colocou o Brasil em segundo lugar no mundo em área ocupada com a Biotecnologia? E isso que ele considera golpe(Novo Código florestal) vai colocar o Brasil como o maior produtor mundial de alimentos! Porisso João Batista, cuidado com quem vais trazer para debater com o Deputado Aldo. Minha sugestão é que seja um Deputado contra, de preferência o seu Ivan Valente que aliás bancou o valente la em Brasilia dando empurrões num produtor de São paulo. É hora de ele mostar a cara e os paulistas conhecerem de que lado ele está. O Deputado Aldo pelo conhecimento que tem dará uma aula nele. Mas é porisso que ele não quer vir. Espere para ver.

    vamos em frente!!!

    Almir Rebelo

    0
  • Lázaro Rangel Araguari - MG

    Temos de ter coerencia, eu como produtor sou o menos repeitado, nos temos

    de transformar o produtor no maior interesado, não é o que eu vejo só vejo

    abentalista com o maior deslubramento querendo mudar o mundo procurando

    chifre em cabeça de cavalo, meus queridos 80 % dos produtores são pequenos e médios vamos concientizar é a melhor política.

    Agora se as ONGS que só bater de frente que venha.

    0