China se opõe à proposta do G20 sobre taxa de câmbio

Publicado em 18/02/2011 12:56
A China disse nesta sexta-feira que se opôs a incluir medidas sobre taxas de câmbio e reservas em moeda estrangeira em um pacote de indicadores que um encontro entre formuladores de politica monetaria do G20 está tentando acertar para medir os desequilíbrios globais.

O ministro de Finanças chinês, Xie Xuren, também disse que a medida de conta corrente deveria ser substituída por uma de balança comercial. O superávit comercial do país tem diminuído recentemente. "Não achamos apropriado usar taxas de câmbio e reservas reais", afirmou o ministro em encontro com os contrapartes da Rússia, Brasil e Índia, países que juntos formam o Bric.

"Os mercados emergentes, para combater crises financeiras e os choques econômicos, precisam ter uma certa quantidade de reservas", disse. "Precisamos substituir a conta corrente pela balança comercial."

A reunião entre as autoridades dos países do Bric ocorreu antes que os demais ministros de Finanças do G20 se reuníssem a fim de definir indicadores que seriam utilizados como referência para corrigir desequilíbrios na economia global.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário