"Solução Chernobyl" pode ser último recurso para usina japonesa
A estrutura, no entanto, não foi feita corretamente a acabou rachando, o que liberou radiação na atmosfera e na água. O sarcófago, parcialmente sustentado pelas paredes danificadas do prédio do reator, precisou ser reforçado.
Atualmente, há planos para instalar sobre o sarcófago uma outra estrutura de proteção, pré-fabricada longe dali.
A "solução Chernobyl" seria ainda mais complicada no caso de Fukushima, devido ao número de reatores envolvidos.
Como dizem as autoridades japonesas, a prioridade ainda é o resfriamento. Jogar areia sobre o combustível aquecido poderia, teoricamente, produzir vidro, e esse mesmo calor impediria a construção de uma cápsula durável de concreto.
Isso significa que o complexo atingido pode se tornar uma ferida aberta, com vazamento de partículas radioativas durante semanas e possivelmente meses antes de ser possível enterrar a usina.
1 comentário
Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes
Telmo Heinen Formosa - GO
Para aqueles que não sabem, todas as pessoas que trabalharam neste 'sarcófago' [1986] para envelopar a Usina de Chernóbyl com acento no ó como eles falam, já MORRERAM! Para compreender estes fatos, reação nuclear é uma reação impossivel de ser interrompida. Esquenta e derrete tudo o que encontrar pela frente, só a água com seu milagroso poder tampão é capaz de manter as coisas sob controle. Depois que virou lixo atômico, o residuo ainda rem uma 'meia vida' de 300 a 500 anos, varia de acordo com a proporção de Uranio, Plutônio, Chumbo e outros metais pesados. Meia Vida é tempo necessário para a radiação cair pela metade... já pensou? Demora milhares de anos para reduzir a quase nada. O Homem está contaminando a Terra com este lixo... fazendo blocos de Metal e concreto e muitas vezes jogando-os na profundeza do mar... ou enterrando-os em desertos. O que Você acha disto?