Japão alerta operadora de Fukushima sobre dados errados de radiação

Publicado em 28/03/2011 08:16 175 exibições
O chefe da secretaria de Gabinete do Japão, Yukio Edano, disse ter orientado a Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima, a evitar a divulgação de dados errados relativos ao vazamento de radiação.

Ontem, a empresa retificou um anúncio feito anteriormente sobre os níveis de radiação no vazamento de água do reator 2, alegando que a análise da água estava incorreta.

Edano observou que as análises de radiação servem de base para garantir a segurança na planta, onde trabalhadores se esforçam para resfriar os reatores e outras máquinas, e pediu que a Tepco dê respaldo adequado aos funcionários.

O porta-voz do governo japonês fez menção ainda a uma matéria que relata que alguns residentes estão voltando para suas casas em áreas dentro de 20 quilômetros da usina, apesar de essas zonas estarem sob alerta para esvaziamento.

Edano insistiu que os moradores não entrem na área delimitada por uma questão de segurança uma vez que existe a possibilidade de contaminação radioativa.

Fonte:
Valor Online

0 comentário