Paz no campo e legalidade para a produção agropecuária nacional

Publicado em 05/04/2011 15:45 e atualizado em 05/04/2011 16:27

A atualização do Código Florestal brasileiro que tramita na Câmara dos Deputados vai trazer paz ao campo e legalidade para a produção agropecuária nacional, afirmou há pouco a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, durante mobilização que reúne, neste momento, mais de 24 mil produtores rurais na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para pedir a votação pela Câmara dos Deputados do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que atualiza a legislação ambiental.

A presidente da CNA lembrou que, ao defender a modernização do Código, os produtores rurais não querem desmatar mais áreas, como apontam erroneamente os críticos à proposta de revisão da lei ambiental.  Afirmou que as atuais áreas de produção são suficientes para aumentar a produção de grãos em três vezes e a produção de pecuária em quatro vezes. “Nós queremos apenas legalizar esse patrimônio que não é os produtores rurais, é do Brasil. É um terço do PIB, um terço das exportações e um terço dos empregos”, afirmou.

Em entrevista coletiva após missa campal realizada na Esplanada, a senadora Kátia Abreu lembrou que a reserva legal não existe em nenhum lugar do mundo. Comentou, ainda, que são os pequenos agricultores os maiores prejudicados pela lei que exige o cumprimento da reserva legal. “Os agricultores familiares que têm pouca terra, um pedaço de chão pequeno, ainda têm que deixar a reserva legal, o que pode comprometer o sustento dessas famílias”, completou.

A presidente da CNA lembrou que os produtores rurais respeitarão a posição do Congresso Nacional, que tem o poder de votar a proposta que atualiza do Código, mas alertou que se o Código Florestal não for atualizado, a oferta de alimentos no País diminuirá, o que é ruim para o País. “Quando há escassez de produto, há aumento de preços. A economia funciona na cidade do mesmo jeito que funciona no campo”, apontou.

Completou, ainda, que o mundo não pode abrir mão da produção brasileira de alimentos num momento em que 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo passam fome. “Nós não temos condições morais e éticas de diminuir a área plantada com alimentos. Mas também não podemos mais desmatar nossas florestas, estamos de acordo com isso”, afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Canal do Produtor

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário