BC Europeu deve decidir por elevação histórica dos juros

Publicado em 07/04/2011 09:50
O Banco Central Europeu (BCE) deve elevar a taxa básica de juros e tirá-la da mínima recorde de 1% nesta quinta-feira. Mais altas são esperadas, mas, com o temor de causar problemas às economias fracas da zona do euro, o BCE dará poucas dicas sobre quando tomará a próxima medida.

Nas últimas semanas, autoridades do BCE fizeram comentários favoráveis a uma elevação dos juros, que será a primeira desde julho de 2008. Com exceção de um, todos economistas ouvidos pela Reuters na semana passada preveem um acréscimo de 0,25 ponto percentual.

O Conselho Executivo do BCE iniciou a reunião de política monetária às 04h (de Brasília). A decisão da taxa - que será anunciada às 8h45 - virá menos de 24h após Portugal dizer que buscará ajuda da União Europeia, uma decisão há muito esperada pelos mercados financeiros.

O anúncio de Lisboa não mudou as expectativas do mercado para uma elevação dos juros pelo BCE, mas a coletiva de imprensa do presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, às 9h30, será analisada por sinais de que os mercados ainda podem esperar mais uma medida neste ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário