BC Europeu deve decidir por elevação histórica dos juros

Publicado em 07/04/2011 09:50 167 exibições
O Banco Central Europeu (BCE) deve elevar a taxa básica de juros e tirá-la da mínima recorde de 1% nesta quinta-feira. Mais altas são esperadas, mas, com o temor de causar problemas às economias fracas da zona do euro, o BCE dará poucas dicas sobre quando tomará a próxima medida.

Nas últimas semanas, autoridades do BCE fizeram comentários favoráveis a uma elevação dos juros, que será a primeira desde julho de 2008. Com exceção de um, todos economistas ouvidos pela Reuters na semana passada preveem um acréscimo de 0,25 ponto percentual.

O Conselho Executivo do BCE iniciou a reunião de política monetária às 04h (de Brasília). A decisão da taxa - que será anunciada às 8h45 - virá menos de 24h após Portugal dizer que buscará ajuda da União Europeia, uma decisão há muito esperada pelos mercados financeiros.

O anúncio de Lisboa não mudou as expectativas do mercado para uma elevação dos juros pelo BCE, mas a coletiva de imprensa do presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, às 9h30, será analisada por sinais de que os mercados ainda podem esperar mais uma medida neste ano.

Fonte:
Reuters

0 comentário