China fecha primeiro trimestre com déficit comercial

Publicado em 11/04/2011 07:56
A China registrou um raro déficit comercial no primeiro trimestre do ano, em um contexto de vigor na economia doméstica e aumento global nos preços das commodities.

Segundo informações da administração aduaneira chinesa divulgadas neste domingo, de janeiro a março as importações chineses superaram as exportações em 1,02 bilhão de dólares, fazendo com que o país tivesse seu primeiro déficit comercial trimestral desde 2004.

Os números do comércio exterior mostram que a economia da China pode estar evoluindo para uma direção mais sustentável,por se tornar menos dependente das exportações, disse Isaac Meng, economista do BNP Paribas em Pequim/

Em março, isoladamente, a China teve um pequeno superávit de 140 milhões, enquanto em fevereiro o déficit havia sido de 7,3 bilhões.

As exportações chinesas cresceram 35,8 por cento em março em relação ao mesmo mês no ano passado, enquanto as importações aumentaram 27,3 por cento na mesma comparação.

O déficit comercial chinês no primeiro trimestre tem um componente sazonal, uma vez que as exportações normalmente são mais fracas no início do ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário