Brasil tem compromisso de resistir a pressões inflacionárias, diz Dilma

Publicado em 05/05/2011 14:54
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, durante encontro com o presidente da Alemanha, Christian Wulff, que o Brasil "tem o compromisso" de resistir a pressões inflacionárias.

"Estamos em uma fase especial no Brasil, em que o País cresce, se desenvolve e inclui dezenas de milhões de brasileiros, mas temos também o compromisso de resistir a pressões inflacionárias, tanto as que vêm de fora quanto as internas", destacou.

A presidente acrescentou que, embora o pior momento da crise tenha passado, "todos nós concordamos na necessidade de aprimoramento das governanças financeira internacionais". "Percebemos que países desenvolvidos com crescimento ainda fraco têm adotado políticas monetárias extremamente expansionistas com evidentes efeitos negativos sobre a inflação mundial."

Trem-bala
Dilma disse ter apresentado ao presidente alemão novas oportunidades de investimentos no Brasil, como as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), investimentos na área de portos e aeroportos e em eventos como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. "E também a expectativa de participação dos investidores e da tecnologia alemã na construção do trem de alta velocidade entre o Rio e São Paulo."

A maior participação de pequenas e médias empresas brasileiras nas relações bilaterais com a Alemanha também foi abordada na conversa, com a presidente Dilma destacando que elas "são fontes importantes de emprego e de inovação".

Dilma também ressaltou que Brasil e Alemanha "são parceiros na defesa de uma ordem mundial mais justa, democrática e que respeite os direitos humanos". E transmitiu um convite para que a chanceler Angela Merkel visite o Brasil, reforçando os vínculos entre os dois países.

Copa
Wulff convidou Dilma para acompanhar a Copa do Mundo feminina de futebol, que será realizada este ano em seu país. "Quem sabe disputaremos a final. Se não for este ano, será em 2014".

Saúde
A presidente também foi questionada sobre sua saúde, depois de ter sido diagnosticada no último fim de semana com um quadro de pneumonia. "Acabaram de me dizer que todos os exames estão ótimos. Agora só tenho que aguentar os antibióticos."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Terra

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário