Premiê grego muda gabinete e nomeia Venizelos ministro das Finanças

Publicado em 17/06/2011 08:31 181 exibições
Evangelos Venizelos vai trocar de Pasta no governo da Grécia - da Defesa para Finanças - e também assume o posto de vice-premiê. George Papaconstantinou, que estava nas Finanças, fica agora no ministério do Meio Ambiente e Energia.

Houve ainda outras alterações no gabinete grego - Stavros Lambrinidis passa a ser responsável pelo Ministério do Exterior, em lugar de Dimitris Droutsas. Panos Beglitis fica com a Defesa. O novo gabinete toma posse ainda hoje.

As trocas foram comunicadas pelo porta-voz do governo, Giorgios Petalotis, e realizadas ao fim de uma semana em que a Grécia registrou novas manifestações contra medidas de austeridade.

Também vieram em uma semana em que o premiê George Papandreou enfrentou a oposição dentro de seu próprio partido às novas iniciativas para controlar as finanças públicas. A adoção de mais medidas de ajuste visa à liberação de parcela do socorro financeiro dos líderes europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Vale recordar que Venizelos, um influente político socialista, desafiou Papandreou quatro anos trás pela liderança do Partido Socialista.

A crise da Grécia é assunto de encontro da chanceler alemã Angela Merkel e do presidente francês Nicolas Sarkozy nesta sexta-feira.

Fonte:
Valor Online

0 comentário