BC Europeu alerta sobre crescentes desequilíbrios globais

Publicado em 20/06/2011 09:16 308 exibições
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, levantou no domingo preocupações com crescentes desequilíbrios globais após a crise financeira, classificando a questão como um dos principais desafios para a economia mundial.

Desequilíbrios globais foram apontados como culpados por alimentar a crise financeira e a recessão que abalou a economia global em 2008 e 2009. "A preocupação é que, após uma redução parcial induzida pela crise, os desequilíbrios globais estejam começando a se ampliar de novo", afirmou Trichet em texto de discurso divulgado antes de uma cerimônia de premiação na Alemanha.

Tais desequilíbrios levantam desafios para a cooperação monetária e fiscal, afirmou Trichet, referindo-se à questão como "um dos principais desafios da economia global e da comunidade mundial". Trichet afirmou que a zona do euro não contribui para o desequilíbrio global e citou projeções do Fundo Monetário Internaciona (FMI)l que apontam para uma conta em transações correntes equilibrada para a região neste ano e nos próximos, até 2015.

Fonte:
Reuters

0 comentário