Cautela prevalece nas bolsas da Ásia apesar de plano na Grécia

Publicado em 28/06/2011 08:33 147 exibições
O rali do mercado acionário asiático teve uma pausa nesta terça-feira, conforme investidores permaneceram temerosos de que a Grécia possa não honrar suas dívidas apesar de um acordo dos bancos franceses para rolar os títulos da dívida grega.

A radical proposta da França foi feita após o parlamento grego iniciar o debate de impopulares medidas de austeridade, que são o preço de futuros resgates dos credores internacionais.

O aumento da confiança de que o programa com duração de cinco anos será aprovado na quarta e quinta-feira encorajou investidores a voltarem sua atenção para ativos mais arriscados, que enfrentaram uma onda de vendas nas últimas semanas.

O mercado acionário dos Estados Unidos registrou ganho de quase 1 por cento na segunda-feira, encerrando uma série de três sessões de perdas.

Mas o rali na Ásia perdeu força e alguns alertaram que o alívio proporcionado pela zona do euro pode ser apenas temporário.

"Ainda não podemos realmente dizer que a Grécia pode evitar a inadimplência de sua dívida", disse Shinji Nomura, estrategista-chefe de renda fixa da MBC Nikko Securities.

O Nikkei, que havia registrado alta de mais de 1 por cento no início da sessão, fechou com ganho de 0,74 por cento. O índice MSCI das ações da Ásia-Pacífico, exceto o Japão, oscilou entre ganhos e perdas e tinha alta de 0,1 por cento perto do fechamento.

As ações em Hong Kong e em Cingapura ficaram estáveis.

As crescentes dúvidas sobre a capacidade da Grécia de pagar sua dívida de 340 bilhões de euros pesaram sobre os mercados financeiros nas últimas semanas, com investidores temendo que a inadimplência possa trazer de volta o pânico que tomou os mercados após o colapso do Lehman Brothers em 2008.

Fonte:
Reuters

0 comentário