Agricultores brasileiros que têm terra no Paraguai protestam

Publicado em 12/07/2011 10:45 e atualizado em 12/07/2011 15:13 821 exibições
Agricultores brasileiros que imigraram para o Paraguai nas últimas décadas protestaram em várias regiões da fronteira com o Brasil. Os produtores resolveram levar as máquinas agrícolas para as ruas para mostrar ao governo paraguaio que estão descontentes com a maneira como as questões de terra vêm sendo tratadas no Paraguai.

Eles alegam que são donos legítimos das terras, mas enfrentam problemas com os paraguaios, que apresentam documentos de terras onde estão os brasiguaios.

Além disso, os sem-terra do Paraguai invadiram várias propriedades pressionando o governo do país vizinho em busca de reforma agrária. Por conta do clima de tensão, o prefeito de Santa Rita, Concepción Rodriguez, decretou estado de alerta e emergência na cidade que é considerada capital dos brasileiros no Paraguai. Ele declarou oficialmente que o município está dando prioridade absoluta às questões de terras envolvendo brasiguaios.

Apesar das medidas, os agricultores dizem que o governo paraguaio não estaria agindo com firmeza na hora de retirar os sem-terra das áreas invadidas.

Os brasiguaios prometem fazer um tratoraço, dessa vez na capital, Assunção, caso o governo paraguaio não tome uma decisão rapidamente. O Ministro do Interior do Paraguai, Federico Acuña, disse que já enviou policiais para fazer a retirada dos campesinos das propriedades rurais invadidas.

Fonte:
Globo Rural

0 comentário