Relatório do TCU revela falta de controle na administração do Ministério da Agricultura

Publicado em 02/08/2011 19:44
Auditoria aponta margem para possíveis desvios de verba.
Um relatório do Tribunal de Contas da União revela falta de controle na administração do Ministério da Agricultura. A auditoria aponta margem para possíveis desvios de verba.

A investigação analisou as atividades do Ministério e dos órgãos vinculado à pasta. Segundo o TCU, falta controle interno, o que preocupa, já que os funcionários lidam com fiscalização de transações de grande valor, aplicação de multas, apreensão de mercadorias e interdição de estabelecimentos. O relatório questiona ainda a compra de produtos de alimentação animal e uso veterinário para um programa de agro energia de cana-de-açúcar.

Além disso, com recursos de mais de R$ 2 bilhões para esta safra, o Funcafé não conta com um sistema informatizado. Os repasses feitos de forma manual gerariam risco de prejuízo para os cofres públicos e para os produtores. Por meio de nota, o Ministério da Agricultura informou que está trabalhando nas adequações sugeridas pelo TCU. 

A Controladoria Geral da União instaurou nesta terça, dia 2, uma auditoria para apurar as denúncias de corrupção veiculadas pela revista Veja, envolvendo a Companhia Nacional de Abastecimento e o Ministério da Agricultura. Na reportagem, o ex-diretor da Conab, Oscar Jucá Neto, afirma que existe um acordo entre o PMDB e o PTB para controlar a estrutura da pasta, a fim de arrecadar dinheiro. A equipe da CGU tem até 30 de setembro para concluir as investigações.

A Associação Nacional dos Empregados da Conab divulgou carta aberta de repúdio às acusações feitas por Jucá Neto. A entidade pretende processar o ex-dirigente.

Já o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, confirmou que vai à Câmara dos Deputados nesta quarta, dia 3, dar explicações aos parlamentares.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário