Volatilidade nas bolsas já é tão grande quanto em 11 de setembro

Publicado em 11/08/2011 07:52 e atualizado em 06/03/2020 15:28
A combinação potencialmente explosiva entre o contágio da crise da dívida da zona do euro, a vulnerabilidade do sistema bancário e a paralisia política dos Estados Unidos e da Europa levou a volatilidade do mercado de ações a níveis quase tão ruins quanto dos dias que seguiram o ataque terrorista de 11 de setembro nos EUA, período de grande incerteza política e econômica.

A constatação é do professor-assistente de economia da Universidade de Stanford, Nicholas Bloom, com base no VIX, índice que mede a volatilidade das opções de ações na bolsa americana e é visto como um termômetro do medo do mercado.

Ontem, o VIX fechou aos 42,99 pontos. Para se ter uma ideia, dia 17 de setembro de 2001, quando as bolsas americanas voltaram a operar após os ataques, o índice bateu 41,76 pontos, um salto de 31% sobre os 31,84 pontos do dia imediatamente anterior aos ataques. O índice, porém, está longe dos 80 pontos vistos no auge da crise financeira de 2008.

O Ibovespa também experimentou bastante volatilidade ontem, quando oscilou  mais de 2.200 pontos entre a mínima e a máxima do dia, e fechando aos 51.395 pontos, valorização de 0,48%.

“Neste momento, ninguém sabe o que vai acontecer daqui para frente”, avalia o professor em artigo. Bloom é autor do estudo “The impact of uncertainty shocks”, em que observa o comportamento do mercado em 16 grandes choques, entre eles os ataques de 11 de setembro, a crise dos mísseis cubanos, as duas guerras do Golfo, o estouro da bolha da internet, a quebra da Enron e a crise financeira de 2008. “A única coisa certa sobre estes (choques) é que eles levam a grandes recessões de curto prazo”, conclui Bloom, que acredita que a crise de dívidas soberanas vai causar um duplo mergulho na crise.

Segundo o professor, os setores da economia mais afetados nesses momentos de incerteza são os de bens duráveis (carros, mobiliário e TVs), cujas indústrias veem quedas enormes de demanda, algumas vezes de até 50%. “Quando estão incertas sobre o futuro, as pessoas esperam e não fazem nada. As empresas não contratam novos funcionários e não investem em novos equipamentos”, diz Bloom. “A economia sofre uma parada.”

Ele prevê uma retração de 1% na economia americana no final de 2011, com uma recuperação no segundo semestre de 2012.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário