Produção industrial dos EUA alivia temor de recessão

Publicado em 16/08/2011 13:31
A produção industrial dos Estados Unidos teve, em julho, o maior crescimento dos últimos sete meses, com forte alta na fabricação de veículos motorizados, reduzindo os temores de que o país possa voltar à recessão.

Outros dados, também divulgados hoje, mostraram que, embora ainda esteja deprimida, a construção residencial não representa um fardo para a economia no início do segundo semestre. O Fedeal Reserve (Fed), banco central americano, informou que a produção industrial subiu 0,9% no mês passado, mais que o dobro da alta de 0,4% registrada em junho. Economistas previam um avanço de 0,5% em julho.

O setor manufatureiro, que tem sido o principal pilar da economia, teve uma produção 0,6% maior no mês, com o segmento de veículos motorizados disparando 5,2%, após queda de 0,9% em junho. Os serviços básicos também impulsionaram a produção industrial, com o calor do verão os americanos aumentaram o uso de ar-condicionado. A utilização da capacidade instalada, que mede o desempenho das empresas em relação ao seu potencial total, subiu para 77,5%, o maior nível desde agosto de 2008.

A economia dos Estados Unidos mal cresceu no primeiro semestre de 2011, pressionada pelos altos preços da gasolina e por interrupções na cadeia de produção após o terremoto de março no Japão. Os dados da indústria sugerem que os problemas decorrentes do desastre japonês estão se dissipando.

Oferta inflada
De acordo com o Departamento de Comércio do país, o início de construção de moradias nos Estados Unidos caiu 1,5%, menos que o previsto, para uma taxa anual com ajuste sazonal de 604 mil unidades. Economistas previam uma queda para 600 mil unidades. A oferta inflada de casas e a fraqueza da economia pressionam o mercado imobiliário americano, cujo colapso foi o principal catalisador da recessão de 2007 a 2009. O elevado índice de execuções de hipotecas também não ajuda, o que deixa as construtoras com pouco incentivo para iniciar novos projetos.

A confiança das empreiteiras ficou estável e em níveis baixos neste mês, segundo pesquisa publicada ontem, mas havia pessimismo sobre a perspectiva de vendas para os próximos seis meses. Porém, com os americanos deixando de buscar a casa própria por causa dos preços em queda e do desemprego de 9,1%, a demanda por aluguéis está limitando o declínio da construção de moradias.

O início de construção de casas para mais de uma família subiu 7,8%, para 179 mil unidades, e a construção de projetos com cinco ou mais unidades foi a maior desde janeiro. A construção de casas para uma só família, responsável por uma grande porção do mercado, teve redução de 4,9%, para 425 mil unidades. O total de novos alvarás para construção caiu 3,2%, para 597 mil unidades, no mês passado. Economistas previam uma queda para 605 mil unidades.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário