Café: Nova previsão paulista é de 3,316 mi de sacas na safra 2011/12
A diminuição na quantidade colhida decorre fundamentalmente do veranico ocorrido entre janeiro e fevereiro de 2011 na Alta Mogiana de Franca e no cinturão de Dracena (Alta Paulista), dizem os pesquisadores Celso Luis Rodrigues Vegro, Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco e José Alberto Angelo. “Tal distúrbio climático impediu o pleno enchimento dos grãos e reduziu o tamanho médio da peneira, exigindo mais produto processado para o alcance de uma saca beneficiada.”
A área total de lavouras de café no território paulista foi estimada em 177,7 mil hectares, informam os técnicos. “Subtraindo-se os 13.384 hectares de áreas em formação, portanto, sem produção, a área atual em produção, no ciclo 2011/12, atinge os 164.337 hectares cultivados. Considerando apenas a área em produção, a produtividade estimada das lavouras paulistas alcançou a média de 20,18 sacas/ha. Na safra anterior, 2010/11, a estimativa de produtividade média das lavouras foi de 26,51sc/ha, ratificando que a corrente safra pertence a um ciclo de baixa.”
A cafeicultura paulista perde áreas especialmente para as culturas da braquiária; cana de açúcar; eucalipto e seringueira. (Elaborado pela Assessoria da Apta).
0 comentário
Relator setorial de agricultura do Orçamento de 2025 aponta redução de investimentos
CCJ recebe relatório de Braga sobre reforma tributária com vista de 24h Fonte: Agência Senado
Índices de Wall St recuam antes de dados de inflação dos EUA
Senado aprova três indicados de Lula para diretoria do BC
Ibovespa fecha em alta com alívio nos DIs com noticiário sobre fiscal
Petróleo sobe com estímulos na China e possibilidade de oferta restrita na Europa