China reforça confiança na Europa e no euro

Publicado em 13/09/2011 14:36 e atualizado em 13/09/2011 16:31 209 exibições
A China reiterou nesta terça-feira sua confiança na economia europeia e no euro, acrescentando que a Europa vai continuar a ser um dos principais mercados de investimento estrangeiro da China.

Essa foi a resposta dada à porta-voz do ministério do Exterior da China, Jiang Yu, ao ser questionada sobre se a China compraria bônus italianos, conforme a agência chinesa Xinhua.

Sem fazer qualquer menção à Itália, ela disse que solucionar adequadamente os problemas da dívida soberana da Europa é de importância vital para manter o desenvolvimento das finanças e do comércio assim como da economia global.

"Apoiamos os esforços dos países europeus para lidar com a crise da dívida e acreditamos que vamos ampliar a coordenação e tomar medidas coletivas para tratar apropriadamente as questões relacionadas", afirmou Jiang Yu. Ela pediu que os europeus ajam concretamente para garantir a segurança do investimento chinês na Europa.

O governo italiano confirmou nesta terça-feira que conversou com uma delegação chinesa em Roma na semana passada. A jornalistas, o vice-ministro da Economia do país, Antonio Gentile, disse que a administração italiana não pediu nenhuma ajuda em particular. Ontem, o Financial Times (FT) reportou que a Itália estaria buscando dos chineses investimentos em títulos da dívida e em empresas estratégicas.

Segundo Gentile, o encontro abordou possíveis investimentos da China na Itália, como no setor industrial.

Fonte:
Valor Econômico

0 comentário