China reforça confiança na Europa e no euro

Publicado em 13/09/2011 14:36 e atualizado em 13/09/2011 16:31
A China reiterou nesta terça-feira sua confiança na economia europeia e no euro, acrescentando que a Europa vai continuar a ser um dos principais mercados de investimento estrangeiro da China.

Essa foi a resposta dada à porta-voz do ministério do Exterior da China, Jiang Yu, ao ser questionada sobre se a China compraria bônus italianos, conforme a agência chinesa Xinhua.

Sem fazer qualquer menção à Itália, ela disse que solucionar adequadamente os problemas da dívida soberana da Europa é de importância vital para manter o desenvolvimento das finanças e do comércio assim como da economia global.

"Apoiamos os esforços dos países europeus para lidar com a crise da dívida e acreditamos que vamos ampliar a coordenação e tomar medidas coletivas para tratar apropriadamente as questões relacionadas", afirmou Jiang Yu. Ela pediu que os europeus ajam concretamente para garantir a segurança do investimento chinês na Europa.

O governo italiano confirmou nesta terça-feira que conversou com uma delegação chinesa em Roma na semana passada. A jornalistas, o vice-ministro da Economia do país, Antonio Gentile, disse que a administração italiana não pediu nenhuma ajuda em particular. Ontem, o Financial Times (FT) reportou que a Itália estaria buscando dos chineses investimentos em títulos da dívida e em empresas estratégicas.

Segundo Gentile, o encontro abordou possíveis investimentos da China na Itália, como no setor industrial.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário