Crise europeia abala confiança e mercados asiáticos recuam

Publicado em 14/09/2011 11:21
A maioria das principais bolsas de valores asiáticas fechou em baixa nesta quarta-feira (14), com alguns índices regionais atingindo mínimas desde 2009 por temores de que a crise de dívida da Europa possa causar uma crise bancária.

Os problemas da zona do euro - destacados pelo rebaixamento de dois grandes bancos franceses pela Moody's - derrubaram a moeda do bloco, enquanto os fundos mútuos asiáticos reduziram apostas em divisas regionais para reforçar outras partes de suas carteiras.

A agência de classificação de risco Moody's cortou as notas de crédito do Crédit Agricole e do Société Générale nesta quarta, citando a exposição dos bancos à Grécia.

Os líderes de Grécia, França e Alemanha farão uma teleconferência às 13h (horário de Brasília).

Em Tóquio, o índice Nikkei perdeu 1,14%, para o menor nível de fechamento dos últimos dois anos e meio. Já o índice MSCI da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,03%, tendo atingido a mínima em 14 meses, abaixo de patamares vistos durante o período mais volátil de agosto.

Em Hong Kong, o mercado fechou em leve alta de 0,08%, mas atingiu o menor nível desde julho de 2009.

O índice de Seul desabou 3,52%. A bolsa de Taiwan retrocedeu 2,20%, enquanto o índice referencial de Xangai destoou ao avançar 0,55%. Cingapura subiu 0,37% e Sydney fechou com desvalorização de 1,64%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário