“A política agrícola brasileira é imprevisto puro”, diz Katia Abreu

Publicado em 14/09/2011 13:50
A senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) defendeu, durante reunião-almoço na Expointer, em Esteio, mudanças radicais na política agrícola nacional
A aplicabilidade dos mecanismos governamentais empregados atualmente não atendem mais as necessidades e demandas dos produtores rurais brasileiros. É o que afirmou a senadora e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu, durante uma reunião-almoço realizada na Casa FARSUL, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a 34ª edição da Expointer, que encerrou no domingo (4). “A política agrícola brasileira é imprevisto puro”, declarou ela, reiterando sua crença em alterações profundas na política de subvenção ao setor ainda nesta safra. “Conversamos com a presidente da República, Dilma Rousseff, e com o ministro, Mendes Ribeiro Filho, no dia de sua posse”, relatou ela após ter almoçado com Mendes, com o presidente da FARSUL, Carlos Sperotto; com o presidente da AL – RS, Adão Villaverde; e com lideranças e representantes de entidades e federações do agronegócio pertencentes aos países do MERCOSUL.

Conforme a senadora, o Brasil precisa estimular a organização do setor agrícola, a exemplo do que fizeram outros países, como os Estados Unidos, por exemplo. “Nós não temos sequer um planejamento de plantio no ano. Simplesmente se entrega R$ 650 mil por ano para cada produtor e cada um planta o que quiser, sem controle de produção, de mercado e de custos”, argumentou Kátia, observando que no primeiro encontro com a presidente, a CNA expôs, por meio de gráficos e tabelas, a relevância de implementar um novo modelo de política para o agronegócio nacional. “O mecanismo de hoje é o mesmo de 40 anos atrás e que favorece a criação de dificuldades para vender facilidades. E o que nós queremos é facilidade, como funciona nos EUA, onde é tudo muito bem programado e previsto. Não é um leilão que vai resolver o problema dos agricultores. O que vai solucionar é o que os americanos fizeram. Lá, por exemplo, quando os preços não são compatíveis, o agricultor recebe na hora essa diferença em subvenção. A coisa é automática e direta na mão do produtor”.
 
Direcionamento dos recursos

Para a presidente da CNA, o pragmatismo de Dilma e o bom relacionamento do novo ministro da Agricultura com todas as bancadas deve favorecer o setor e dar celeridade a tramitação de projetos importantes para o agronegócio brasileiro, sobretudo em questões envolvendo a votação do Código Florestal e a construção de uma nova política agrícola que traga sustentabilidade para o produtor. “O que nos anima é que o Mendes Ribeiro conta com o prestígio e a confiança da presidente”, comentou Kátia Abreu, acrescentando que o Ministério está demonstrando “um grande espírito de trabalho conjunto, sobretudo quanto à questão do novo modelo de política agrícola, que é a nossa principal reivindicação”.

De acordo com a senadora, não são necessários mais recursos para a agricultura, mas sim os que estão disponíveis sejam direcionados correta e adequadamente para os produtores. “Nós não queremos um centavo a mais. Basta que os recursos disponíveis possam ser direcionados para a mão certa, porque hoje os recursos para garantir o preço de referência e o seguro agrícola para o setor estão indo para as mãos erradas, estão indo para os intermediários. E aquele produtor que de fato produz o arroz e o feijão não está vendo a cor desse dinheiro”, justificou, defendendo que “o nós precisamos é mudar os processos, porque mudando as políticas nós vamos apenas tirar o mesmo dinheiro que está indo na direção errada e direcionar para a direção correta”.

Ao longo da reunião, Kátia defendeu que o novo modelo de política se aproxime do norte-americano. Com isso, os diferentes instrumentos de apoio à comercialização, como PEP e AGF, seriam substituídos por subsídios diretos ao produtor sempre que o preço de mercado estiver abaixo do preço de referência. “Esses mecanismos retrógrados, antigos, fazem jus a uma política agrícola de 40 anos atrás. Com muita simplicidade, demonstramos à presidente que a aplicabilidade dos atuais processos não atende mais à agropecuária”, frisou a senadora, reiterando que acredita em uma aplicação piloto do novo modelo para culturas de arroz e trigo. A senadora ainda explicou que, para operacionalização do repasse direto de recursos ao agricultor, é preciso uma central de produtores rurais, com cadastro de propriedades por regiões, georreferenciamento e limites de produção com apoio por produtor.

“Precisamos de uma política que acompanhe o dinamismo da agricultura”, disse o presidente do SR de Carazinho
Carlos Scheibe foi um dos presidentes de sindicatos convidado para participar da reunião-almoço com a senadora e presidente da CNA, com o ministro da Agricultura e com o presidente da FARSUL. Para ele, um dos pontos principais do encontro foi o debate acerca de uma nova política agrícola para o setor. “A agricultura é uma atividade muito dinâmica e que, ao longo dos anos, vem trabalhando com valores e produtividades muito maiores. Além disso, o acesso global a um universo imenso de informações, somada a volatilidade do mercado, tem transformado o campo. Por isso, precisamos de uma política que acompanhe esse dinamismo”, assegurou Scheibe.

Para o presidente do Sindicato Rural de Carazinho, o encontro entre as lideranças do setor colocou em evidência a necessidade de reformar a política agrícola para que os produtores não percam competitividade. “O dinamismo na parte econômica não foi acompanhado por uma evolução em outros setores, como o de infraestrutura e o de armazenagem”, analisou, acrescentando que a afirmação do ministro da Agricultura de que o Ministério atua muito mais na resolução de problemas do que na sua antecipação e prevenção. “O Mendes Ribeiro disse que hoje demoramos tanto para encontrar soluções que, quando as encontramos, elas já estão ultrapassadas, pois os problemas já são outros ou estão mais graves. E é isso que ele pretende reverter estando à frente da Pasta”.

O ministro, analisou Scheibe, embora não tenha um perfil técnico, dispõem de uma ampla aceitação no Congresso e um bom trânsito na Presidência da República, o que deve favorecer o crescimento do setor. “Não adianta termos um ministro com perfil técnico se ele não consegue tramitar politicamente os projetos do setor”, finalizou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Diário da Manhã

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário