Investidores temem recessão e bolsas americanas caem mais de 3%

Publicado em 22/09/2011 17:27
As bolsas americanas afundaram mais de 3% nesta quinta-feira, refletindo o aumento da preocupação dos investidores com a possibilidade de recessão após as sinalizações dadas ontem pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

A autoridade monetária destacou ontem, no comunicado divulgado junto com a decisão de manutenção do juro, que existem riscos de baixa significativos para a perspectiva econômica do país, "incluindo tensões nos mercados financeiros globais". Avisou ainda que vai continuar a prestar atenção de perto para a evolução da inflação e para as expectativas inflacionárias.

O Fed decidiu comprar US$ 400 bilhões em títulos com vencimento entre 6 anos e 30 anos e venderá igual quantidade de títulos com vencimento de até 3 anos. Desta forma, o banco central americano pretende reduzir os juros de longo prazo e estimular o consumo e o investimento no país.

Apesar de o Fed ter reativado a chamada “operação Twist”, com a troca de alguns títulos em seu portfólio, a avaliação do mercado é que as ferramentas para evitar uma provável recessão estão se esgotando.

O cenário pessimista para os EUA se junta ao quadro desolador da Europa, que já se arrasta há meses. Analistas dão como certa a quebra da Grécia e agora voltam as atenções para outros países endividados, como Itália e França.

Entre os indicadores do dia, o número de pedidos de seguro-desemprego caiu em 9 mil nos EUA na semana terminada dia 17, para 423 mil. O total da semana anterior foi revisado em alta, dos 428 mil anunciados originalmente para 432 mil. Analistas esperavam um declínio menor, de 8 mil pedidos.

O índice de indicadores antecedentes subiu 0,3% em agosto na comparação com julho, depois da alta revisada de 0,6% registrada em julho. O resultado, que representou a quarta alta mensal consecutiva, veio acima do aumento de 0,1% esperado.

Em Wall Street, o Dow Jones fechou em baixa de 3,51%, para 10.734 pontos; o Nasdaq recuou 3,25%, aos 2.455 pontos; e o S&P 500 terminou em queda de 3,19%, aos 1.129 pontos.

As ações da HP recuaram 5,0%. A fabricante de computadores anunciou hoje que a ex-presidente do eBay, Meg Whitman, vai substituir Leo Apotheker no comando da companhia. Alcoa perdeu 6,4% e Caterpillar recuou 6,6%, refletindo a percepção dos investidores de queda na demanda por commodities e equipamentos em um quadro de recessão.

Destaque ainda para o rebaixamento do rating do Bank of America (-5,1%), Wells Fargo (-2,8%) e Citibank (-7,3%) pela Moody's. A agência afirmou que é menos provável que essas instituições recebam apoio do governo caso necessitem.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário