Governo reduz alíquota da Cide para a gasolina

Publicado em 27/09/2011 14:41
O governo publicou nesta terça-feira no Diário Oficial da União decreto que reduz a alíquota da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) na importação e comercialização de gasolina.

Pelo decreto, o valor da Cide sobre a gasolina caiu 16,2 por cento, para 192,60 reais por metro cúbico (ou 19 centavos de real por litro). O texto altera decreto anterior que estabelecia como valor do tributo 230 reais por metro cúbico (23 centavos por litro).

No passado, o governo federal utilizou reduções na Cide como forma de evitar que mudanças para cima no preço da gasolina nas refinarias da Petrobras fossem repassadas para o varejo.

A Petrobras informou que não irá comentar a medida. O secretário de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda, Antonio Henrique, irá explicar os objetivos do governo com a mudança no início da tarde.

A redução da Cide acontece em um momento em que a Petrobras aumenta a importação de gasolina para atender a demanda interna, também devido à baixa produção de etanol neste ano, e com o governo se esforçando para segurar preços.

Na segunda-feira, o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, afirmou que a companhia deve encerrar 2011 com uma média diária de importação de 30 mil barris de gasolina ante uma média de 7 mil em 2010.

A Petrobras compra gasolina no exterior a valores superiores aos de produção no Brasil.

Um fator extra de pressão no custo da gasolina no varejo tem sido a alta do preço do etanol anidro.

Cada litro de gasolina no Brasil será acrescido de 20 por cento de anidro, a partir de 1o de outubro.

O governo anunciou no final de agosto a redução da mistura (era de 25 por cento), justamente para evitar maior contágio da alta do etanol no preço da gasolina.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário