Bolsas europeias encerram pior trimestre em quase uma década

Publicado em 30/09/2011 15:22
As bolsas europeias caíram forte nesta sexta-feira, diante de dados fracos das economias alemã e chinesa, confirmando os temores de uma desaceleração global.

Apesar da perda no dia, os mercados encerraram a semana com ganhos, compensando parte das pesadas perdas da semana anterior.

Já o desempenho ao fim deste terceiro trimestre, marcado pelo agravamento da crise financeira na região e pelos sinais de desaceleração da economia mundial, pode ser definido como desolador.

O FTSE 100, de Londres, por exemplo, afundou 13,7%, maior baixa trimestral em nove anos. Já as bolsas da França e da Alemanha acumularam perdas superiores a 25%.

Nesta sexta-feira, o FTSE 100 caiu 1,32%, para 5.128 pontos; o CAC 40, de Paris, recuou 1,51%, para 2.982 pontos; e o DAX, de Frankfurt, perdeu 2,44%, para 5.502 pontos.

Os bancos voltaram a aparecer na lista de maiores baixas. Societe Generale despencou 5,1% após os analistas do UBS rebaixarem a recomendação dos papéis para neutra. Deutsche Bank recuou 5,5%.

Outra baixa relevante do dia foi o papel da rede alemã de supermercados Metro (-3,3%). As vendas ao varejo no país recuaram 2,9% em agosto na comparação com julho.

Na China, o Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do HSBC para a China ficou em 49,9 em setembro, igual ao nível de agosto. O resultado indica que a atividade industrial continuou a recuar neste mês, embora levemente.

Já nos EUA, renda pessoal caiu 0,1% em agosto na comparação com julho. O resultado vem após ganhos muito pequenos registrados nos meses anteriores, e representa a primeira queda desde outubro de 2009. Analistas previam alta de 0,1%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário