Valor da produção agrícola cresce 8,9% em 2010

Publicado em 26/10/2011 15:01
Resultado alcançado em 2010 é de R$ 154 bilhões. A pesquisa utiliza dados municipais e avalia o desempenho no mercado das principais culturas brasileiras
Cana-de-açúcar, café, laranja e algodão herbáceo foram os produtos que mais impulsionaram o crescimento do valor da produção agrícola brasileira em 2010, que foi de R$ 154 bilhões. A elevação nas lavouras, que foi de 8,9% comparada com 2009, foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e faz parte da pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM). O estudo avalia as variáveis fundamentais da safra dos 64 principais produtos de lavouras temporárias e permanentes da agricultura nacional, com detalhamento municipal.

A valorização dos produtos agrícolas no mercado externo foi responsável, em parte, pelo crescimento da receita da produção agrícola. A área plantada permaneceu em 65 milhões de hectares, mas a produção agrícola tem crescido com novas tecnologias, investimentos e clima favorável.

A cana-de-açúcar expandiu a produção em 3,7% e o valor da produção, em 14,9%. O café elevou a produção em 19,1% e o valor da produção, em 34,4%. A laranja e o algodão herbáceo também apresentaram aumento de 28,3% e 19,4% no valor da produção, respectivamente.

Estados e Municípios

São Paulo manteve a liderança na participação nacional do valor da produção, com aumento de participação de 16,8%, em 2009, para 18,2% em 2010. Mato Grosso teve queda de 11,3% para 8,9%, principalmente, devido à redução de participação percentual no valor da produção nacional de soja. Sorriso (MT), município líder no valor da produção agrícola nacional por dois anos consecutivos, caiu para 3º lugar em 2010, atrás de São Desidério (BA) e Cristalina (GO).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário