Índios Terenas permanecem ocupando fazenda Buriti no MS nesta quinta (16)

Publicado em 16/05/2013 12:15

Por Juliana Ibanhes

Após uma noite tranquila, os índios Terena que invadira na madrugada da quarta-feira (15) a Fazenda Buriti, em Sidrolândia (MS), de propriedade da família Bacha, voltam a provocar confusão nesta manhã e permanecem cercando a propriedade. Segundo relato da produtora Jucimara Bacha, os índios estão armando barracas na tentativa de fixar terreno já que insistem em não deixar o local. Além disso, eles continuam armados.

Apesar da tensão de perigo e da pressão psicológica que a família tem sofrido, a opção dos produtores é manter a calma e não partir para o conflito armado, assim como querem os manifestantes. 

Para Bacha, está claro que não existe na tribo o sentimento de propriedade da terra, mas sim a influência política que submete o indígena à tal situação de covardia. O objetivo das “cabeças” organizadoras é, de fato, comover a sociedade urbana.  

A família aguarda a chegada da Polícia Federal após o meio dia para tentar negociar a saída dos terenas da propriedade.

Abaixo, você imagens do produtor Ricardo Bacha e de sua propriedade invadida (foto do Sistema Brasileiro do Agronegócio) e em seguida de representantes dos índios Terena na Fazenda Buriti (foto do AgroOlhar). 

Ricardo Bacha - Buriti


Indios Terenas

No Sidrolândia News: Justiça Federal determina em tempo recorde a reintegração na Buriti

A fazenda Buriti fica em Sidrolândia, cidade localizada 71 km de Campo Grande, e pertence ao ex-deputado Ricardo Bacha. A decisão pela reintegração foi do juiz federal Renato Toniasso, da 1ª Vara Federal de Campo Grande, o mesmo que havia determinado sexta-feira (10) multa diária de R$ 500 aos índios e R$ 1 mil à Funai caso houvesse invasão em cinco propriedades na região. Com a nova decisão judicial desta quarta-feira (15), ficou determinada novamente a impossibilidade de ocupação das cinco áreas, que pertencem a diferentes proprietários e ficam na região de Sidrolândia e Dois Irmãos de Buriti.

Veja a notícia na íntegra no site do Sidrolândia News

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • diogo patua barreiras - BA

    Se os índios tivessem alguma responsabilidade não estariam por aí invadindo terras alheias(haja visto o quanto já tem). Mas, tenho certeza que os índios(FUNAI) e o MST tem a mesma estirpe política. Comungam da mesma pratica, extorquir de quem trabalha, produz alimento para toda uma nação e ainda pagam muitos impostos, e geram um a cada três empregos no brasil, o segundo é gerado pelas indústrias, comércio e transporte que dependem da agropecuária e assim por diante. É dessa gente que eles querem tomar as terras. Porque para eles não existem regras são como bandidos. O BANDIDO NÃO QUER PRODUZIR. QUER SURRUPIAR, COLOCAR A MÃO NO DINHEIRO E IR EMBORA.

    0
  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    a funai não cumpre a lei então desocupe a fazenda seus palhasos

    0