Comissão adia anúncio de propostas para solucionar conflito em MS
Foi adiada para quarta-feira (7) a reunião da comissão criada para tentar resolver o conflito por terras entre índios e produtores rurais em Mato Grosso do Sul. O prazo inicial para o grupo apresentar soluções vencia nesta segunda (5). Segundo informações da assessoria da Fundação Nacional do Índio (Funai), ainda não há informações sobre o horário e a sede do encontro, que deve ocorrer em Brasília.
O fórum foi instituído no dia 20 de junho pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e iniciou estudos com o objetivo de apontar caminhos para solucionar o impasse. Entre os mecanismos que estiveram na pauta do fórum estão a avaliação de valores das terras, indenização de fazendeiros e desapropriação de áreas.
O G1 ouviu, na semana passada, representantes de produtores rurais e índios. Já havia a expectativa de que algo concreto sobre o caso não seria apresentado dentro do prazo. Lideranças indígenas se reúnem nesta segunda, na região de Miranda, a 203 quilômetros de Campo Grande, para discutir os desdobramentos do adiamento. Há a possibilidade de novas ocupações.
Veja a notícia na íntegra no site do G1 MS
0 comentário

Conflitos entre os produtores rurais e indígenas se intensificam na região de Tamarana/PR

“Deve haver respeito ao que o Congresso aprovou por ampla maioria”, diz Lupion sobre marco temporal

Povos indígenas pedem apoio da FPA para superar obstáculos na produção rural em terras indígenas

Faesc preocupada com a questão indígena em SC: Funai com poder de polícia

FAESC celebra a decisão do STF sobre a revogação da demarcação da Terra Indígena Toldo Imbu, em Santa Catarina

Ibovespa fecha em queda pressionado por Vale após se aproximar de 124 mil pontos