Demarcação de terras índigenas é tema de reunião no Ministério da Justiça

Publicado em 14/08/2015 08:00

Uma delegação de aproximadamente 100 representantes de índios guaranis dos povos Kaiowá, Mbyá e Nhandeva, e também Terena, Kaingang, Kinikinau, Atikum e Kadiwéu dos estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul se reuniram nesta quinta-feira (13) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. 

Lindomar Terena, representante Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), participou do encontro, no ministério, e disse que o principal ponto abordado foi a continuidade da demarcação de terras. “O que o governo tem dito é que, se assinar uma portaria, [o processo de demarcação] vai ser judicializado.”

Ele ressaltou que a demarcação é importante para a sobrevivência do povo indígena. “Sem o território dos povos indígenas, não vamos conseguir ter uma saúde de qualidade, não conseguimos lutar para ter uma educação diferenciada, porque a gente entende que através do território é que se produz o nosso próprio alimento”, disse. Além da demarcação, as lideranças cobraram o fortalecimento da Fundação Nacional do índio (Funai) entre outras demandas.

Procurado pelaAgência Brasil, o ministério manifestou-se por meio de nota: "O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, mantém sua posição de fazer a demarcação em terras que existam conflito, até para que se evite a judicialização das decisões, sempre por meio de mesas de diálogo, responsáveis pela tentativa de mediação”.

O ministério informou ainda que uma nova reunião com lideranças indígenas e parlamentares será agendada para dar continuidade à discussão ao pleito de hoje, atendendo à sugestão do deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Segundo a assessoria, participaram também da reunião o presidente da Fundação Nacional do índio (Funai), João Pedro Gonçalves da Costa, o secretário executivo da Secretaria-Geral da Presidência, Laudemir Müller, a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda Ramos Coelho, e a assessora especial da Secretaria Executiva da Casa Civil, Camila Moreira de Castro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário