Questão indígena: Em nota oficial, o Sindicato Rural de Caarapó (MS) contesta as notícias sobre o conflito

Publicado em 15/06/2016 18:10
De acordo com informações, o saldo do conflito foi de um morto, vários feridos, policias agredidos e veiculos depredados, após a invasão de várias fazendas por indigenas guaranis.

Em nota à imprensa, o Sindicato Rural de Caarapó, por meio de sua diretoria, lamenta  a distorção dos fatos apresentados pela mídia local, regional -- e até mesmo pelos principais meios de comunicação do País --, nas notícias envolvendo produtores filiados à entidade daquele município.

-- "Entendemos que a mídia desempenha um importante papel social, todavia, no caso em questão, não houve imparcialidade", diz a diretoria do sindicato de Caarapó.

O Sindicato Rural desconhece que houve conflito entre indígenas e produtores rurais em Caarapó nesta terça-feira (14). Não tem conhecimento também de que o “conflito” deixou o saldo de um índio morto e cinco vítimas internadas como sendo "vítimas de produtores".

O Sindicato afirma ter tomado conhecimento (por meio do proprietário da fazenda Ivú - Nelson Buanin -) que, no domingo (13), por volta das 20h, um de seus funcionários haviam sido rendido pelos índios. Na segunda-feira, Nelson Buanin locomoveu-se de Campo Grande onde mora, para sua propriedade -- que é vizinha da reserva Tey’Kuê.

Ao chegar a Caarapó, Nelson pediu apoio a alguns produtores, no intuito os  mobilizarem a ir para sua propriedade – a intenção era inibir a presença dos poucos índios que haviam na fazenda”, disse Buanin.

O Sindicato Rural ainda afirma que nenhum membro da diretoria participou desta mobilização e não coordenou nenhum ato. A ação de defesa e apoio ao companheiro (Nelson) foi um ato voluntário.

Quanto ao suposto assassinato, o Sindicato Rural até a data da publicação desta nota,  não foi notificado sobre disparos de arma de fogo na propriedade rural Ivú. Desta forma, lamenta também a culpabilidade de um crime sem autoria.

Quanto ao vídeo que circula na mídia, o Sindicato Rural foi informado que os produtores com medo de retaliação ou reação por parte dos índios – utilizaram fogos de artificios para dispersá-los.

No momento, o resultado e fatos concretos são: uma carreta (com uma colheitadeira na prancha) inteiramente queimada, uma viatura policial destruída (queimada)  três policiais militares torturados e a invasão de quatro propriedades no entorno da aldeia, onde os proprietários e moradores tiveram que sair corridos, perseguidos pelos indígenas.

Por fim, lamentamos ainda o clima de tensão, uma vez que os produtores dessa  região sempre tiveram bom relacionamento e boa convivência com os indígenas – inclusive, são doadores de gado para as festas tradicionais indígenas que acontecem na reserva.

Caarapó-MS 25 de junho de 2016 (16h40)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sind. Rural de Caarapó/MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Leandro Freire Nogueira Ribeirão Preto - SP

    Queria saber se o ministro que assinou esse documento, causando essa morte, sera no minimo responsabilizado...

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      EI !!! Esses índios rebeldes são da mesma nação indigena dos conflitos em Iguatemi, que o "menino da dilma ... josé eduardo cardoso, então ministro da justiça mandou uma proprietária de terra "CALAR A BOCA" em uma de suas reuniões em Campo Grande - MS .... VEJA O VÍDEO ...https://www.youtube.com/watch?v=X7I3dYOzll4

      0