Preços da soja avançam com falta de chuvas no Brasil e na Argentina

Publicado em 16/12/2011 16:12 e atualizado em 17/12/2011 08:54
O mercado internacional da soja registra um dia bastante positivo nesta sexta-feira. Os futuros da oleaginosa operam com altas de dois dígitos desde o início da sessão, e nos melhores momentos, chegou a operar com quase 20 pontos de alta.

O temor em relação ao clima seco nos em importantes países produtores como o Brasil e a Argentina é o que tem sustentando as cotações nos últimos dois dias. Qualquer redução na oferta da safra da América do Sul poderia ser um sinal de maior demanda para o produto norte-americano e também uma redução nos estoques mundiais, fatos que impulsionam o mercado.

"O mercado lá fora começa a olhar, timidamente, para a América do Sul porque ele tem a memória do ano passado. Em 2010, nesta mesma época, nós tivemos chuvas abaixo do normal no Rio Grande do Sul e na Argentina, mas no final das contas, essa região colheu uma safra recorde. Então, o mercado está muito ressabiado, pois não está muito disposto a apostar todas as fichas ao mesmo tempo", explica o analista de mercado Flávio França, da agência Safras & Mercado.

Porém, o mercado deverá sentir um impacto mais efetivo nos primeiros meses de 2012, uma vez que, nas próximas semanas de dezembro e  janeiro, o clima é tradicionalmente mais seco.

O dia positivo no mercado financeiro também está trazendo um novo fôlego para que o mercado encerre a semana com boas altas e mais, garantindo o patamar dos US$ 11 por bushel. As bolsas de valores operaram em alta, o petróleo e demais commodities também agiram como fatores positivos para os preços.  

Por outro lado, as baixas exportações norte-americanas ainda preocupam os traders e limitam, mesmo que levemente, o avanço dos preços. Há algumas semanas, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), em seu relatório de registro de  exportações, vem reportando dados de um desempenho abaixo do esperado para as vendas dos Estados Unidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário