Agricultores de Mato Grosso estão em alerta contra a ferrugem asiática.
Até o momento foram notificados no Brasil 15 focos da ferrugem asiática em lavouras de soja, nenhum deles em Mato Grosso. Mesmo assim os cuidados no campo foram redobrados.
São 6,9 milhões de hectares cultivados com soja em Mato Grosso. Para manter as plantações longe do ataque de doenças, as aplicações preventivas de defensivos estão sendo feitas.
Na última safra foram registrados apenas 50 focos de ferrugem da soja em Mato Grosso. Volume bem menor que o da safra anterior, quando foram contabilizadas 624 ocorrências. O bom desempenho comprova a eficiência do manejo preventivo e explica porque no campo a palavra de ordem é atenção ao desenvolvimento da lavoura.
Além da ação preventiva, o monitoramento constante da área também é fundamental. A atenção deve ser redobrada em janeiro, quando o tempo deve estar mais quente e chuvoso. O cenário é ideal para a instalação e proliferação da ferrugem.
Na safra 2010/2011 o primeiro foco de ferrugem registrado em Mato Grosso foi identificado no dia 12 de janeiro, em uma lavoura comercial no município de Sorriso, região médio-norte do Estado.
0 comentário
Soja tem manhã de 5ª feira de estabilidade em Chicago já à espera do novo USDA
Soja em Chicago sobe e tenta buscar ponto de equilíbrio para as cotações depois de cinco pregões seguidos de baixa
Plantio da soja está atrasado no Mato Grosso e já há impacto na janela da 2ª safra de algodão
Chapadão do Céu/GO ainda não começou a plantar a soja à espera de chuvas
Área de soja de MT deve saltar 33% em dez anos com avanço em pastagens, diz Imea
Com previsão de chuvas para o final de semana, produtores de Araguari (MG) preparam as máquinas para plantar a soja