Agricultores de Mato Grosso estão em alerta contra a ferrugem asiática.

Publicado em 30/12/2011 09:51 377 exibições

Até o momento foram notificados no Brasil 15 focos da ferrugem asiática em lavouras de soja, nenhum deles em Mato Grosso. Mesmo assim os cuidados no campo foram redobrados.
São 6,9 milhões de hectares cultivados com soja em Mato Grosso. Para manter as plantações longe do ataque de doenças, as aplicações preventivas de defensivos estão sendo feitas.

Na última safra foram registrados apenas 50 focos de ferrugem da soja em Mato Grosso. Volume bem menor que o da safra anterior, quando foram contabilizadas 624 ocorrências. O bom desempenho comprova a eficiência do manejo preventivo e explica porque no campo a palavra de ordem é atenção ao desenvolvimento da lavoura.

Além da ação preventiva, o monitoramento constante da área também é fundamental. A atenção deve ser redobrada em janeiro, quando o tempo deve estar mais quente e chuvoso. O cenário é ideal para a instalação e proliferação da ferrugem.

Na safra 2010/2011 o primeiro foco de ferrugem registrado em Mato Grosso foi identificado no dia 12 de janeiro, em uma lavoura comercial no município de Sorriso, região médio-norte do Estado.

Tags:
Fonte:
MT Notícias + Notícias Agrícolas

0 comentário