Soja: Mais opções de qualidade e rentabilidade ao produtor do MT

Publicado em 20/01/2012 06:31 795 exibições
De 31 de janeiro a 10 de março o Programa Soja é Livre realiza a 3ª temporada de dias de campo nas Unidades Demonstrativas do Programa (UD´s), instaladas nas principais regiões produtoras do estado. Os dias de campo têm por objetivo avaliar novas cultivares de soja desenvolvidas pela Embrapa e oferecer mais opções de qualidade e rentabilidade ao produtor.

Atualmente o Soja Livre oferece 18 cultivares de soja convencional e nestes dias de campo serão apresentadas seis, sendo três de ciclo precoce e três do ciclo médio. Entre as opções para ciclo precoce estão: BRSMG 752S, que é uma cultivar moderadamente resistente ao nematoide de galha e possui boa tolerância a chuvas durante a colheita; BRSMG 810C cultivar resistente ao nematoide de cisto com boa tolerância ao Pratylenchus brachiurus; BRS 217 (Flora) possui excelente potencial produtivo e é de grande adaptabilidade e estabilidade. Todas essas cultivares garantem safrinha de milho e algodão.

Já as de ciclo médio são: BRS Jiripoca, cultivar resistente ao nematoide de cisto de raça 1 e 3, moderadamente resistente as raças 5,6,9 e 14 e possui boa tolerância a chuvas na colheita; BRSGO 8660 resistente ao nematoide de cisto e apresenta bom potencial produtivo; BRSGO Chapadões, resistente as principais raças de nematoides de cisto, possui bom desempenho em áreas com Pratylenchus e nematoide de galha.

O Soja Livre iniciou em setembro de 2010 por conta da crescente dificuldade dos produtores em obter sementes não transgênicas. O programa é uma parceria da Aprosoja, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Governo Federal.

O primeiro município a receber os dias de campo do Soja Livre é Campo de Júlio, no dia 31 da janeiro, na fazenda Sebben. Confira abaixo a programação completa:

Dia 02/02 – Sapezal: fazenda Nossa Senhora Aparecida

Dia 07/02 – Campo Novo dos Parecis: fazenda Cristina

Dia 09/02 – Sinop: fazenda Vale do Verde

Dia 11/02 – Sorriso: fazenda Itachin

Dia 14/02 – Piranga do Norte: fazenda São Vitor

Dia 16/02 – Lucas do Rio Verde: Fundação Rio Verde

Dia 18/02 – Nova Mutum: fazenda Mutum

Dia 23/02 – Diamantino: fazenda Soybem

Dia 25/02 – Deciolândia: fazenda Agrodinâmica

Dia 06/03 – Querência: fazenda Agro Delta

Dia 08/03 – Canarana: fazenda Andréia

Dia 10/03 – Nova Xavantina: fazenda Monte Alegre

Tags:
Fonte:
Aprosoja

0 comentário